21/07/2010

Balsas fazem travessia de veículos em cerca de 80 municípios do Paraná

Entre os Municípios estão: Cândido de Abreu, Jardim Alegre, Ivaiporã, Grandes Rios, São Pedro do Ivaí e outros
http://www.aen.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/26134/dsc00209.jpg
A Secretaria dos Transportes mantém um cadastro atualizado das balsas que fazem a travessia de rios no interior do Paraná e nas divisas com Estados vizinhos, e na fronteira com o Paraguai. Atualmente existem 65 pontos de travessias, que integram o sistema multimodal de transporte no Estado, inclusive embarcações (três ferry boats e três balsas) na baía de Guaratuba, no litoral. O Cadastro das Travessias por Balsas revela a situação dessa modalidade de transporte no Estado e serve de subsídio para projetos de construção de futuras pontes. As informações também auxiliam no provisionamento de auxílio financeiro às prefeituras que necessitam executar reformas ou adquirir novas embarcações para o serviço de balsas, uma vez que nem sempre é viável a construção de pontes nessas travessias. A maioria das balsas, que atendem cerca de 80 municípios, é operada em regiões remotas do Estado, e fazem o transporte de veículos, automóveis, motocicletas, caminhões e máquinas agrícolas, além de pedestres. “As balsas atendem comunidades pequenas de localidades longínquas das cidades”, explica Germano Valença, chefe do Departamento Hidro-Aero-Ferroviário da Secretaria dos Transportes. Em geral, as regiões atendidas por balsas ficam afastadas dos principais eixos logísticos do Estado e o serviço de travessia, além de encurtar distâncias, ajuda a baratear os custos de transporte de pequenas propriedades agrícolas, evitando grandes desvios para levar a produção aos centros consumidores.
O levantamento da secretaria, segundo o assistente técnico Luiz Mores, aponta também que 46 travessias são operadas pelas administrações municipais e 19 por particulares. Além disso, nove delas ocorrem em rios de jurisdição federal e outras seis unem rodovias estaduais separadas pelos rios Ivaí, Iguaçu, Chopim e Piquiri. O transporte na modalidade de balsas também facilita a integração do Paraná com os Estados vizinhos em regiões de difícil acesso. São quatro travessias para São Paulo, todas no rio Paranapanema, duas para o Mato Grosso do Sul, pelo rio Paraná, e uma para Santa Catarina, através do rio Negro. Existem ainda três travessias internacionais em Santa Helena, Porto Itaipulândia e Guaíra, unindo o Brasil com o Paraguai pelo rio Paraná. Operam vários tipos de balsas no Estado, desde os ferry boats, no litoral, e outras embarcações de porte no rio Paraná, que atravessam carretas, até balsas de pequeno porte, tracionadas por barcos, catracas e cabos. O controle da segurança da navegação das barcas de travessia é uma atribuição da Capitania dos Portos.
Confira os municípios e rios atendidos por balsas-
As travessias de balsas, no Estado do Paraná, estão distribuídas na baía de Guaratuba e nas bacias hidrográficas: do Paraná e litorânea. Confira os rios e municípios atendidos por travessias de balsas no Paraná: Rio Tibagi – Ponta Grossa, Tibagi. Rio Negro – São Mateus do Sul. Rio Pirapó – Colorado. Rio Ivaí – Cândido de Abreu, Prudentópolis, Grandes Rios, Jardim Alegre, Ivatuba, Engenheiro Beltrão, São Carlos do Ivaí, Japurá, Mirador, Guaporema, Rondon, Icaraíma, Douradina, Querência do Norte, São Pedro do Ivaí, Fênix, Turvo, Cândido de Abreu, Boa Ventura, Rio Branco do Ivaí, Ivaiporã. Rio Iguaçu: Porto Amazonas, Lapa, Palmeira, São João do Triunfo, Porto Vitória, União da Vitória, Cruz Machado, Bituruna, Três Barras do Paraná, Nova Prata do Iguaçu, Boa Vista do Paraíso, Pinhão, Coronel Domingos Soares, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Porto Barreiros, Reserva do Iguaçu. Rio Floresta – Pinhão e Bituruna. Rio Potinga – Boa Esperança do Iguaçu. Rio Chopim – Clevelândia, Mangueirinha, Verê, São Jorge do Oeste, São João. Rio Cantu – Nova Cantu, Laranjal, Altamira do Paraná. Rio Piquiri – Campina da Lagoa, Guaraniaçu, Ubiratã, Braganey, Formosa do Oeste, Alto Piquiri, Guaraniaçu, Laranjal, Diamante do Norte, Palmital, Goioxim, Santa Maria do Oeste. Rio Paraná – Santa Helena, São Pedro do Paraná, Guaíra, Querência do Norte. Rio Corumbataí – Godoy Moreira, Barbosa Ferraz. Rio Cavernoso – Cantagalo, Candói. Rio Butiá – Mangueirinha, Coronel Domingos Soares. Rio Covó – Mangueirinha. Rio Iratim – Coronel Domingos Soares e Bituruna. Rio da Areia – Cruz Machado, Pinhão. Arroio Iguaçu – Mercedes e Guaíra. Rio Paranapanema – Santa Maria, Terra Rica, Itambaracá, Lupionópolis. Rio Jangada – Porto Vitória. Baía de Guaratuba – Caiobá e Guaratuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...