23/05/2010

A HISTÓRIA COMPLETA DA PARÓQUIA SANTA RITA, de LUNARDELLI

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA SERÁ ELEVADA A CATEGORIA E DIGNIDADE DE SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA




Para podermos compreender melhor o histórico de devoção na Paróquia Santa Rita de Cássia é interessante fazermos uma viagem ao passado e percebemos os sinais de Deus, nesta bela história de nossa Paróquia.

No ano de 1963, uma senhora muito piedosa dou a Igreja local (que anos mais tarde vai se tornar a Paróquia Santa Rita de Cássia) uma imagem de Santa Rita. Assim, em um dia muito festivo, no dia 1 de julho de 1963 o Pe. Emilio Collec, que é pároco da Paróquia São João Batista de São João do Ivaí celebra a primeira Santa Missa e promove o levantamento do cruzeiro na Praça.

Portanto, no dia 22 de maio de 1969 o bispo diocesano Dom Romeu Alberti, preside a Eucaristia e assim, é criada a Paróquia Santa Rita de Cássia. E no dia 31 de maio o Pe. Pedro Beltrami toma posse e se torna o primeiro Pároco da paróquia Santa Rita de Cássia. Assim, com muito amor por seus fiéis o Pe. Pedro permanece, dois anos a frente da Paróquia Santa Rita de Cássia e por motivos de saúde acaba deixando a paróquia no ano de 1971.

No dia 29 de maio de 1971, toma posse como Pároco o Pe. Manoel Leandro Pereira. O Pe. Manoel deixa a paróquia no ano seguinte para assumir outra paróquia. Assim, no dia 23 de dezembro de 1972 toma posse o Pe. Raimundo B. de Lima assume como pároco. Em maio de 1973, o Pe. Raimundo juntamente com a comunidade realiza uma Festa religiosa em honra a Nossa Senhora e a Santa Rita de Cássia. Está festa contou com a presença de todas as comunidades da paróquia. No dia 05 de novembro de 1977 o Pe. Raimundo deixa a paróquia. Por algum tempo a Paróquia teve como responsáveis o Seminarista Sergio Tiski o Diácono permanente Manoel Guerra e o Diácono Pedro Barbosa.

No ano de 1980 é apresentado para a comunidade o projeto de construir uma nova Igreja Matriz. Depois de várias reuniões no dia 30 de junho de 1981 é contratada uma construtora da cidade de Ivaiporã para realizar a obra.

Já no ano de 1983 devido a saída de Dom Romeu Alberti, assume a Diocese de Apucarana o Bispo Dom Domingos Gabriel Wisniewski. Depois de um longo período, no dia 04 de outubro de 1987 o Pe. Tarcísio Chicco é nomeado como o novo Pároco. O Pe. Tarcísio realiza um excelente trabalho de evangelização frete a Paróquia deixando muitos amigos e momentos inesquecíveis na vida dos fiéis. E no dia 04 de julho de 1993 o Pe. Tarcísio deixa a Paróquia e no mesmo dia Pe. João Maria da Rocha Santana assume como Pároco.

Com a chegada do Pe. João, proporciona um, novo animo na comunidade. Ele se dedica com zelo para conhecer a nova realidade da nova comunidade.

No mês de janeiros de 1994 um grupo de seminaristas vêm em Lunardelli para uma Missão e visitam as famílias tanto da zona rural como da zona urbana. Durante este trabalho nasce a idéia de fazer uma novena todo o dia 22, às 15:00h, em homenagem a Santa Rita de Cássia.

Portanto, no dia 22 de janeiro de 1994 ás 15:00h é realizada a 1ª Novena em honra a Santa Rita de Cássia, mais de 1.500 pessoas participaram desta novena. A partir desta data, um novo estilo de vida começa para a comunidade. Esta novena passou a ter uma tal importância que, quando o dia 22 caía durante a semana, alunos e professores deixavam suas aulas e o comércio fechava as portas para poder participar. Mas isso começou a criar transtornos. Diante disto, decidiu-se celebrar também uma novena de manhã e outra a noite. A notícia foi se espalhando e cada mês, o numero de romeiros foi aumentando.

Então no ano de 1995 a comunidade decide construir uma Gruta de Santa Rita de Cássia para atender melhor os paroquianos e os romeiros que visitam o município. Assim, com a ajuda de um grupo de trabalhadores, é construída a Gruta de Santa Rita de Cássia. No dia 22 de maio de 1995, o então bispo da diocese de Apucarana Dom Domingos Gabriel Winieswiski, visita a paróquia, para celebrar a Santa Missa de 25 anos de existência da paróquia Santa Rita de Cássia e aproveita para abençoar a Gruta .

No ano de 1996 percebemos que o fluxo de romeiros não para de crescer. A Igreja e as demais instalações se tornam pequenas e insuficientes para tal fluxo de pessoas. Assim é preciso, procurar soluções e novas alternativas. Assim, os demais anos são marcados pelo crescimento dos fiéis nos fins de semana e nos dias 22. Eles vêm manifestar a sua devoção a “Santa das causas urgentes”.

Já na década seguinte, no ano de 2006, o Pe. João depois de realizar um extraordinário trabalho frente à Paróquia Santa Rita de Cássia acaba deixando-a por motivos de saúde. Assim, o Pe. Geraldino Rodrigues de Proença assumi temporariamente como Administrador Paroquial, ele que é pároco na cidade de Grandes Rios, não podendo assumir com todas as atividades paróquias conta com a ajuda de outros presbíteros. Neste mesmo ano a comunidade se organiza e realiza com muito amor as festividades do mês de maio.

A comunidade se prepara com muita alegria para a posse novo Pároco, que é o Pe. Hilário Vanjura que estava na paróquia São João Batista na cidade de São João do Ivaí. Com a vontade de Deus o número de fiéis aumentava a cada ano.

De acordo com o levantamento da própria paróquia cerca de cerca de 400.000 mil fiéis visitam a Paróquia anualmente. Assim, a Paróquia é aclamada pelos fiéis como Santuário. Mas a Igreja particular de Apucarana não reconhece como Santuário, a Paróquia Santa Rita. Mas no mês de março o conselho de presbíteros, juntamente com o Bispo Dom Celso Antônio decidiram conceder o título de Santuário a Paróquia.

Portanto, a Paróquia Santa Rita de Cássia um lugar abençoado por Deus, lugar em que milhares de fiéis vêm depositar suas esperanças e suas necessidades para que Santa Rita possa interceder junto ao Pai. Santuário Santa Rita de Cássia, “Santuário do povo”, lugar santo que transforma a rotina de uma cidade pequena. Que faz os habitantes de Lunardelli se mobilizarem para acolher com muita alegria os peregrinos. Assim, no dia 22 de maio de 2011 às 15:00 horas esta comunidade estará em festa para acolher milhares de fiéis que participaram da Celebração Eucarística a qual a nossa Paróquia será eleva a categoria e dignidade de SANTUÁRIO DE SANTA RITA DE CÁSSIA.
TEXTO DE - Marcelo Peres de Castro Assessor de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...