05/03/2010

RIO BRANCO DO SUL- Ex- mulher é quem teria mandado matar Prefeito

Jonathan Campos / Agência de Notícias Gazeta do Povo / Pessoas observam o retrato de Adel Rutz no velório do prefeito de Rio Branco do Sul, que foi assassinado
(fOTO- Pessoas observam o retrato de Adel Rutz no velório do prefeito de Rio Branco do Sul, que foi assassinado)
Ex-mulher é investigada por morte de prefeito-

A Polícia Civil do Paraná prendeu dois acusados de envolvimento no assassinato do prefeito de Rio Branco do Sul (Região Metropolitana de Curitiba), Adel Ruts. A ex-mulher do político, Josiane Portes de Barros Ruts, 31 anos, é suspeita de ser a mandante do crime. Ela foi presa no final da tarde de quarta-feira (4), por força de mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça. Também está preso Fábio Faria, que confessou ter disparado os dois primeiros tiros de revólver calibre 38 contra o prefeito. Em depoimento, Faria admitiu ter dirigido uma das motos usadas no crime. Ele disse em depoimento que, dividiria com os outros envolvidos, R$ 25 mil, pela execução, a mando de Josiane Ruts. Outros dois suspeitos de envolvimento já foram identificados pela polícia e estão foragidos. Selmo dos Santos, 25 anos, teria dirigido uma das motos para dar cobertura à dupla, e Daniel Geremias dos Santos, 27, que – segundo apurações da polícia - também teria atirado, com uma pistola calibre 380. Os dois já tiveram mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça. Geremias já possui um mandado de prisão em aberto por homicídio em Rio Branco do Sul, em 2005.
RECONHECIMENTO – De acordo com o delegado Hamilton da Paz, da Delegacia de Homicídios, ao ser detida, a ex-mulher do prefeito se reservou o direito de falar somente em juízo. “Durante acareação, ela foi reconhecida por Fábio Faria, mas se reservou ao direito de permanecer calada.” O delegado Miguel Stadler, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), relatou que a motivação do crime tem relação com a separação do casal. Josiane teria começado a articular o crime há cerca de 20 dias, quando procurou os executores. Segundo o delegado, outros detalhes que motivaram a execução do prefeito não podem ser divulgados por segredo de Justiça, decretado pela comarca de Rio Branco do Sul.

PRISÕES – Segundo o delegado, Fábio Faria foi o primeiro a ser detido. “Descobrimos que uma das motos usadas foi roubada em novembro na cidade vizinha de Itaperuçu e tinha placa dublê, fornecida por um despachante da região”, contou. Faria foi encontrado em sua casa, em Rio Branco do Sul. Detido na noite de terça-feira, ele alegou ter apenas alugado a moto para a dupla que mataria o prefeito, a mando da ex-mulher. “Durante a madrugada, ele confessou que estava com uma moto, usada no crime para dar cobertura. Depois admitiu ter atirado duas vezes com um revólver calibre 38 contra o prefeito. Na garupa dele estava o Daniel, com uma pistola, e, na outra moto, Selmo, dando cobertura para o crime”, descreveu Hamilton da Paz. A moto encontrada na casa de Faria também era roubada e estava com chassi adulterado. Além da prisão por envolvimento na morte do prefeito, ele também foi preso em flagrante por receptação de veículo roubado e adulteração de sinal identificador (chassi). Na quarta-feira (03), a Justiça expediu quatro mandados de prisão e Josiane Ruts foi presa. Josiane e Faria serão encaminhados para o Centro de Triagem I, em Curitiba e Centro de Triagem II, em Piraquara, onde aguardam decisão da Justiça. Josiane irá responder por homicídio. Além da apreensão das motocicletas a polícia apreendeu alguns capacetes.

TOCAIA - O prefeito foi morto com cinco tiros, em frente a sua residência, no centro de Rio Branco do Sul, por volta das 20h de segunda-feira. Os suspeitos fugiram logo após o crime e foram perseguidos por uma testemunha. Os acusados teriam caído da moto, próximo à saída para Cerro Azul, e fugido a pé. A motocicleta foi apreendida e encaminhada para perícia do Instituto de Criminalística. O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, determinou o máximo rigor na apuração do crime. Policiais civis da Delegacia de Rio Branco do Sul, da Delegacia de Homicídios e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) continuam as investigações e seguem as buscas para prisão dos outros envolvidos. A polícia também não descartou a participação de outras pessoas no crime.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...