13/03/2010

Lula deixa o PR sem unir Osmar e Requião

Fotos: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo / Prece presidencial: Lula sonha em ver Dilma Rousseff em um palanque que reúna os desafetos Osmar Dias e Roberto Requião Prece presidencial: Lula sonha em ver Dilma Rousseff em um palanque que reúna os desafetos Osmar Dias e Roberto Requião

Presidente trabalha para que Dilma tenha um palanque único no estado. Mas o PMDB insiste em lançar Orlando Pessuti. Empenhado em fortalecer no Paraná o palanque presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou ontem o estado sem ter conseguido fechar uma aliança regional com os partidos da base aliada.

 / Osmar e Requião conversaram rapidamente ontem, mas não  discutiram alianças

Osmar e Requião conversaram rapidamente ontem, mas não discutiram alianças

Osmar e Requião ainda continuam, aparentemente, distantes politicamente – em um cenário que pode favorecer o presidenciável tucano José Serra, que terá o palanque do prefeito de Curitiba e pré-candidato ao governo, Beto Richa (PSDB), no Paraná. Osmar, que brigou com Requião durante a última campanha ao governo do estado, já é pré-candidato ao Palácio Iguaçu desde 2006. E o PMDB, em princípio, lançará o vice-governador Orlando Pessuti.

Dificuldades Antes mesmo de chegar ao Paraná, ontem pela manhã, Lula já sabia das dificuldades em unir Requião e Osmar. “Eu sei perfeitamente que nem sempre é possível realizar nosso desejo, que é o de juntar no mesmo barco todo mundo que a gente respeita e admira. Às vezes, as realidades locais e o histórico de disputas passadas ou presentes falam mais alto”, declarou o presidente em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de Londrina. Requião distanciou-se do PT neste ano, depois de acusar o ministro do Planejamento, o petista Paulo Bernardo, de propor o superfaturamento de uma obra ferroviária no estado. Somado a isso, o governador é “inimigo” político do senador Osmar Dias. As divergências entre eles aumentaram em 2006, quando os dois disputaram a eleição para o governo do Paraná. Requião se elegeu, mas ficou com gosto amargo de uma vitória apertadíssima, com apenas 10 mil de diferença num universo de cerca de 7 milhões de eleitores. Requião e Osmar chegaram a trocar algumas palavras ontem durante a cerimônia de modernização da Refinaria Presidente Vargas (Repar), em Araucária, na Grande Curitiba. Segundo Os­­­mar, a conversa foi sobre a inauguração das obras e não foram discutidas possíveis alianças. Osmar disse ainda que não trataria desse assunto porque respeita Pessuti, que é o pré-candidato do PMDB ao governo. O senador pedetista afirmou ainda não ter conversado sobre alianças com o presidente Lula. Segundo ele, isso seria impossível em um evento como o da Repar. Osmar, porém, admitiu que o tema poderia ser abordado na viagem de avião entre Curitiba e Londrina, aonde Lula viajou posteriormente para inaugurar uma central de call center. A Gazeta do Povo não conseguiu contactar o senador para verificar se o assunto chegou a ser discutido com o presidente durante o voo. Já Requião, por meio do Twitter, site de mensagens curtas na internet, reforçou que apoia a candidatura de seu vice, descartando uma possível aliança com Osmar. “É Pessuti ou tudo volta a ser o que era”, escreveu o governador, dando a entender que Osmar e Richa representam o retorno do lernismo ao Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...