29/03/2010

Consumidores estão pagando peixe por gelo no PR

Com a proximidade da Semana Santa, na qual a tradição católica recomenda que os fiéis comam peixe e não carnes vermelhas, é muito comum uma irregularidade atingir em cheio o bolso do consumidor: o excesso de água nos peixes congelados. Foi isto o que constatou mais uma vez o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Paraná ao fiscalizar 190 estabelecimentos no Paraná, entre os dias 8 de fevereiro e 25 de março. Os técnicos do órgão encontraram 62 irregularidades em 3.094 produtos analisados. Muitas irregularidades foram constatadas em Londrina e também se estendem aos chocolates e ovos de Páscoa. De acordo com o IPEM, 40 reprovações ocorreram por falta quantitativa nos produtos e outras 22 por irregularidades formais nas embalagens. O número de autuações este ano é bem superior ao da Páscoa passada, quando 45 produtos foram reprovados. O gerente de Pré-Medidos do Ipem, Sergio José Camargo, disse que o aumento se deve principalmente ao "excesso de gelo nos pescados congelados ou perda de umidade no caso do bacalhau". Ele explicou que o bacalhau é um produto salgado e que sempre tende a desidratar quando exposto a temperaturas mais elevadas, principalmente com embalagens sem renovação em sua indicação do peso líquido. Ainda serão realizados alguns exames quantitativos nas regionais nos próximos dias, porque a legislação impõe a necessidade da comunicação das datas e horários para isso. Na Regional do Ipem de Maringá os exames estão sendo realizados hoje, (26), desde as 8h30 até às 15h30. E em Cascavel os exames serão realizados até o dia 29, próxima segunda-feira.
Reprovados Londrina: sardinhas em conserva (Peso Drenado) Palmeira; chocolate ao leite com amendoim Shot; Bombom (alfarroba uva passa flocos de arros) Carob House; chocolate em barra Amargo Classic Nestlé; chocolate em barra Moça; cenoura de chocolate Duschile; ovo de chocolate Maisto; ovo de chocolate GT; ovo de chocolate Top Milk; camarão descascado congelado Peski; pescada branca congelada Pescado Arapongas; e file de pescada congelada Buona Pesca.
Curitiba: bacalhau Porto Desfiado, WMS Supermercados do Brasil; Bombom sortido Garoto; Bacalhau Saithe – sem marca, Kusma e Cia Ltda; peixe inteiro congelado sardinha Impescal; camarão congelado descascado Impescal; file de peixe congelado sem pele linguado Fama Pesca; bacalhau Saithe – sem marca Miguel Wenski Sobrinho; e chocolate ao leite Bombom Miscelânea Schimmelpfeng.
Guarapuava: cesta de chocolate Loreju; bacalhau sem marca; e bacalhau do Porto sem marca.
Maringá: peixe merluza salgada Compre Bem; bacalhau Saith Compre Bem; camarão descascado congelado Penha Pescados; coelho de chocolate Choco Gold; chocolate em barra leite crocante Hershey’s; bombom de chocolate ao leite brigadeiro Montevérgine; cenourinha de chocolate ao leite Duschile; ovos de chocolate ao leite Duschile; ovo de chocolate ao leitecrocante Cartoonzaum; chocolate em barra ao leite crocante e amendoim Chokko Snack.
Cascavel: camarão descascado cozido congelado Costa Sul; camarão congelado descascado Costa Sul; peixe file de tilapia Supermercado Ruzzamar; bacalhau porto Supermercado C. Vale; coelho chocolate ao leite Cristal; chocolate em barra com castanha de caju Nestlé; e coelho de chocolate Choco Gold.
As autuações dos Escritórios Regionais de Maringá e Cascavel poderão sofrer alterações, ou seja, poderão ser lavrados novos autos de infração depois que forem realizados exames complementares que serão feitos entre sexta-feira (26) e segunda-feira (29). (Com informações do IPEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...