25/02/2010

DESTAQUE DO TRIBUNA NEWS

Lidianópolis realiza soltura de 120 mil peixes no Rio Ivaí

Os peixes soltos ontem foram produzidos pela Associação de Pescadores do Porto Ubá

Publicado em: 25/02/2010 09:45 Ivan Maldonado
Foto: Ivan Maldonado
Lidianópolis realiza soltura de 120 mil peixes no Rio Ivaí

Associação de Pescadores do Porto Ubá, no município de Lidianópolis com o apoio de cerca de 60 alunos do Colégio Estadual Benedito Serra realizaram na manhã desta quarta-feira (24), a soltura de aproximadamente 120 mil peixes juvenis da espécie Pacu, como parte do Projeto de Reposição de Estoque Pesqueiro dos Rios Paranaenses e visa repovoar os rios com peixes nativos.

De acordo com o secretário da regional de Ivaiporã, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), Antonio Florisval Sgobero, o repovoamento dos rios é feito com espécies nativas que além de trazer retorno econômico ao pescador profissional, no futuro irá promover a pesca esportiva. "Posso assegurar que depois de algumas solturas feitas por vocês, já existe a evolução significativa de algumas espécies, e hoje podemos encontrar no Rio Ivaí, matrinxã, pacu, curimbá e consequentemente o dourado que é um predador", assinala Sgobero.

Os peixes soltos ontem foram produzidos pela Associação de Pescadores do Porto Ubá e tem em média de 20 a 30 gramas. O período de produção do Pacu é de 90 dias, e cada pescador associado deve receber pelo trabalho aproximadamente R$ 1.2 mil. O vice-prefeito Celso Antonio Barbosa de Lidianópolis diz que é com projetos como este que se percebe a disposição do governo em beneficiar os pescadores. "O diferencial deste programa é que além de beneficiar o meio ambiente, o programa auxilia na sustentabilidade financeira do pescador", diz o vice-prefeito.

O programa tem como parceiros a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, SEAB, UEL, UEM, Faculdades de Bandeirantes, IAP, EMATER, IBAMA e Fundação Terra. Na soltura dos peixes o programa contou ainda, com a colaboração da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Lidianópolis, Polícia Militar e Polícia Florestal.

Em 2004 o governo paranaense editou a Portaria 220/2004 que proíbe a pesca no Paraná, posteriormente re-ratificada pela portaria IAP nº 082, de 09 de maio de 2005, liberou a pesca somente com linha de mão; caniço simples; caniço com molinete; iscas artificiais, o que tornou a pesca profissional inviável para os pescadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...