08/02/2010

Concurso para PM tem 11% de ausentes

As 1,5 mil vagas para policial militar e bombeiro são disputadas por 62 mil candidatos

AEN
A lista de aprovados será divulgada em março
Cerca de 62 mil candidatos participaram na tarde de ontem do concurso para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. A concorrência foi grande, maior do que em muitos vestibulares do país. Foram 58 mil inscritos para 1.100 vagas para PM e 10 mil para 400 vagas para os Bombeiros.

Segundo Elaine Fernandes Mateus, coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a abstenção em todo o Estado foi de 11%. ''É um índice dentro da média, ainda mais que hoje (ontem) fez muito calor e isso desanima algumas pessoas'', explicou.

De acordo com a coordenadora, o processo transcorreu com tranquilidade. O gabarito será divulgado hoje, a partir das 17 horas, no site www.cops.uel.br , onde também será divulgada a lista de aprovados no dia 15 de março, também a a partir das 17 horas.

Francisco Carlos Hass Junior, candidato a policial militar, fez a prova no campus da UEL e estava confiante. ''Fiz cursinho para a parte teórica e já estou treinando em academia há três meses, para a prova física. Sempre gostei dessa carreira e não tenho medo, apesar dos riscos.''

A opção de estudar em casa foi a adotada por vários candidatos. O funcionário público Antônio Carlos da Silva Gomes também concorre a uma vaga na PM e não frequentou cursinhos e nem fez preparação especial para a próxima etapa. ''Ainda não pensei na avaliação física'', confessou.

Muitas mulheres também se candidataram à uma vaga. A educadora Angélica Maria de Matos estudou em casa com a ajuda de apostilas e há um mês vem se exercitando em corridas. ''Não fiz nada em academia, mas acho que correr já ajuda''. O trabalho de policial não a assusta, mesmo com os riscos característicos.

Como todo concurso que se preza, não faltaram os candidatos que chegaram atrasados e encontraram as entradas já bloqueadas. Daniele Barbosa chegou dentro do horário mas esqueceu o RG no carro. Enquanto foi buscar, perdeu o horário de entrada nas salas. Desolada, ela contou ter estudado dois meses para as provas. ''Não pensei em nenhum outro concurso, me preparei justamente para esse e agora acontece isso. Tudo bem, fazer o quê?'', contou tentando se resignar.

Polícia Civil

Estão abertas até dia 11 deste mês as inscrições para o concurso da Polícia Civil pelo site www.cops.uel.br São 90 vagas para escrivão, 381 para investigador e 29 para papiloscopista. Os salários variam de R$ 1.955,92 a R$ 2.092,82. Estão programadas cinco etapas para a seleção: prova de conhecimentos gerais, prova de conhecimentos específicos, saúde e aptidão físicas e investigação de conduta. As duas primeiras etapas estão marcadas para 28 de março, em Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...