21/01/2010

Requião visitou municípios no Vale do Ivaí-

Em Arapongas, autorizou obras de abastecimento de Água já em Cambira e Marumbi, inaugurou Bibliotecas Cidadãs
ARAPONGAS: O governador Roberto Requião assinou nesta quarta-feira (20), em Arapongas, ordem de serviço que autoriza o investimento de R$ 8,9 milhões na melhoria no sistema de abastecimento de água do município, que inclui a construção de um reservatório com capacidade para 4 milhões de litros. O serviço inclui a instalação de 7,8 mil metros de rede e anéis de distribuição de água, a substituição de outros 47,5 mil metros, a melhoria de três estações elevatórias de água tratada e do Centro de Reservação da Praça Três Poderes, a construção de 400 metros de adutoras, a reforma de instalações elétricas e o remanejamento de 3 mil ligações prediais. As obras vão gerar 1.280 empregos diretos e indiretos e beneficiar os 101 mil moradores de Arapongas. “(O projeto) traz mais qualidade de vida e alívio para o sistema de saúde, porque água tratada significa menos doenças”, disse o governador.
Requião em CAMBIRA

CAMBIRA: O governador Roberto Requião inaugurou nesta quarta-feira (20) as Bibliotecas Cidadãs Professora Silvia Bengosi Rodrigues, em Cambira, e Professora Raimunda Gusman Borges, em Marumbi (Norte do Paraná). “Estas bibliotecas são um salto na qualidade de vida da população. Queremos que cada criança destas regiões tenha acesso à cultura e educação. O Paraná tem hoje uma educação de qualidade, o nível das escolas do interior é o mesmo das grandes metrópoles. As unidades são uma porta que se abre ao conhecimento acumulado no mundo”, disse Requião. projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Biblioteca Pública do Paraná, Secretarias de Assuntos Estratégicos e de Obras Públicas e prefeituras, beneficiará, até o fim de 2010, mais de 300 municípios em todo o Estado. Com a inauguração das unidades, agora são 84 os municípios que já receberam a Biblioteca Cidadã.. “Estamos felizes e motivados. A Biblioteca Cidadã vai diminuir as desigualdades de nosso município. Aqui todos os cidadãos terão acesso à informação e cultura. Eles estarão sintonizados, somente com o conhecimento é possível desenvolver e melhorar a sociedade”, disse a prefeita de Cambira Maria Neusa Rodrigues Bellini. A Biblioteca Cidadã Professora Silvia Bengosi Rodrigues tem um painel com o cipó cambira, uma planta abundante do município que originou o nome da cidade. A artista responsável é Maria da Glória Delgado.
Requião em MARUMBI


MARUMBI: Na Biblioteca Cidadã Professora Raimunda Gusman Borges, em Marumbi, o convidado foi o artista Flávio Leme de Aquino, que preparou um painel com o cotidiano da zona rural do município. O projeto também prevê o plantio de árvores nativas no terreno. No município de Cambira, um ipê e uma muda do cipó cambira. Em Marumbi, será uma quaresmeira. O prefeito de Marumbi, Adhemar Francisco Rejani, disse que o município tinha uma biblioteca provisória, funcionando em prédio emprestado. “O acervo era defasado, e não tínhamos condições de atender nossa população. A nova biblioteca vem ao encontro do que precisávamos e oportuniza acesso à cultura às pessoas que não têm condições de ter um computador ou comprar livros”, disse. Ele destacou outras parcerias com o Governo do Paraná, que possibilitaram a construção de 171 casas populares, de uma Clínica da Mulher e da Criança, quadras cobertas em colégios, a reforma da escola municipal e a recuperação do asfalto nas estradas que ligam as cidades da região.Criada em 2004 pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, a Biblioteca Cidadã tem como objetivo oferecer às regiões mais carentes do território paranaense um equipamento cultural que promova a democratização do conhecimento seja pelo valioso acervo de livros, ou mesmo pela inclusão digital, por meio dos telecentros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...