27/01/2010

MAIS DETALHES DA CASSAÇÃO DO PREFEITO DE CAMPO MOURÃO

Prefeito de Campo Mourão é cassado pela Justiça Eleitoral. Com a sentença deve ser dada posse ao candidato a prefeito que recebeu a segunda maior votação no pleito de 2008, no caso, o ex-prefeito e empresário Tauillo Tezelli
Na tarde dessa terça-feira (26), a Justiça Eleitoral de Campo Mourão , no Centro-Oeste do Paraná, cassou o mandato do prefeito Nelson Tureck (PMDB) e de sua vice, Regina Massareto Bronzel Dubay (PR), por abuso do poder econômico e uso da máquina pública durante a campanha de 2008. Com a sentença do Juiz James de Hamilton Oliveira Macedo, o presidente da Câmara de Vereadores, Eraldo Teodoro de Oliveira (PMDB), deve dar posse ao candidato a prefeito que recebeu a segunda maior votação no pleito de 2008, no caso, o ex-prefeito e empresário Tauillo Tezelli (PPS) e o candidato a vice, Osni Menezes (PDT). De acordo com a sentença, Tureck poderia ter levado vantagem sobre o adversário ao realizar e participar da inauguração de um abatedouro de aves (Frangobras) em 2008, “fazendo-se dela evento político eleitoral, com potencialidade de desequilíbrio na disputa eleitoral”. No entender do juiz, a lisura das eleições em Campo Mourão foi maculada por causa da sugestão e perspectiva popular de milhares de empregos. A reportagem tentou contato com o prefeito Nelson Tureck, mas o aparelho celular dele estava fora de área. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito está em Curitiba e deve se posicionar oficialmente sobre a decisão da Justiça nesta quarta-feira (27). Tureck ainda não teria sido notificado e deve recorrer da decisão. Em agosto do ano passado, Nelson Tureck já havia recebido uma sentença da Justiça Eleitoral e sido condenado a pagar multa de R$ 106 mil e tornado-se inelegível por três anos, pois foram constatadas irregularidades na campanha eleitoral de 2008. O prefeito era candidato à reeleição e venceu o pleito com 52,96% dos votos válidos. Ação foi proposta pelo candidato derrotado em 2008 A ação contra o prefeito Nelson Tureck foi proposta pelo ex-prefeito Tauillo Tezelli e a coligação Responsabilidade, Competência e Desenvolvimento, que foi derrotada nas últimas eleições municipais. Em comunicado repassado para a imprensa, o advogado Gustavo Guedes (um dos responsáveis pela ação), disse que o processo foi proposto depois da diplomação de Tureck. “A ação questionava a utilização da máquina pública, durante a eleição. Nesta, nós apresentamos diversas situações em que o prefeito eleito, Tureck, havia feito uso de recursos públicos, da prefeitura, para se reeleger”, afirma. Ainda de acordo com Guedes, nesta sentença o juízo tratou apenas do caso do abatedouro de frangos Frangobrás, atual Tyson Foods. “A Frangobrás foi ‘alimentada’ com verba pública. O prefeito tratou de agilizar a inauguração da indústria, colocando muito dinheiro na obra. A inauguração foi feita há poucos dias antes da eleição, com uma grande festa, com mais de três mil pessoas, um mestre de cerimônia da prefeitura, associando o nome de Tureck à geração de empregos etc para o município. Ou seja, foi uma grande confusão entre o público e o privado”, explica Guedes. (Fonte - Jornal Gazeta do Povo)

Um comentário:

  1. A foto usada nesta matéria é de autoria do fotografo do Jornal Show Riso Notícias (www.jornalshowriso.com.br). É educado colocar o crédito.

    ResponderExcluir

LEIA ANTES DE COMENTAR!
- Os comentários são moderados.
- Só comente se for relacionado ao conteúdo do artigo acima.
- Comentários anônimos serão excluidos.
- Não coloque links de outros artigos ou sites.
- Os comentários não são de responsabilidade do autor da página.

Para sugestões, use o formulário de contato.
Obrigado pela compreensão.

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...