31/07/2009

Kaloré demonstra respeito a população com programas especiais na área de saúde. O último evento realizado foi o “PROJETO BOCÃO”



O município de Kaloré, através da Prefeitura Municipal, recebeu os Parabéns da Secretaria de Saúde do Paraná, por um projeto que desenvolveu na área de odontologia. Segundo a assessória de imprensa do Município, a realização foi uma parceria com o PROVOPAR, através do departamento de Assistência Social, onde também houve a participação dos Departamentos: de Saúde e da Educação. O evento foi sediado pelo município de Kaloré, e por ser de grande abrangência com atendimento de crianças de mais cinco municípios vizinhos, foi montada uma estrutura, dentro das normas que o projeto exigia, no Ginásio de Esportes Canelão. Participaram Cirurgiões Dentistas de outras cidades, e uma grande equipe foi mobilizada. “Cuidar das nossas crianças, e principalmente cuidar da saúde bucal, é algo extremamente necessário e que não podemos medir esforços” Disse o Prefeito Adnan Luiz Canelo.

"Polêmica em Borrazópolis"
Uma pequena reunião organizada pelo Deputado Artagão Junior, se transformou em um grande encontro onde o Parlamentar aproveitou para fazer um desabafo em relação a postura do Prefeito da cidade

Click acima e ouça o pronunciamento do Deputado
Nesta quinta-feira, 30 de julho, 2009, o Deputado Estadual Artagão Junior, passou pelo Município de Borrazópolis, cumprindo uma agenda de visitas por vários municípios da região. Ao chegar a Borrazópolis, Artagão ficou surpreso pelo número de pessoas que o aguardavam “Pensei que iria conversar com cinco ou dez pessoas e quando chego aqui tem 200” Disse Artagão. Ao Fazer o seu discurso ele cumprimentou os vereadores do Partido que estavam presentes: Polaco da Loja, João Teodoro, Preta da Padaria, e Ricardo. Em seu discurso fez questão de destacar que no município, o PMDB é oposição, mas uma oposição que quer o bem da cidade. “Prova disto é a Viatura da Polícia, a Clínica da Mulher, os Três ônibus novos doados ao Prefeito, a obra de reforma do Colégio Jose de Anchieta, enfim muitas outras obras; agora fico triste em chegar aqui e ver que o Prefeito ao invés de agradecer, pensa apenas em fazer chacota desta oposição, como é o fato absurdo dele ter pago para reservar uma placa emplacar um carro oficial com a diferença de votos, fazendo de um bem público, bandeira Política, sendo que esse bem foi comprado com o dinheiro de todos” frisou o deputado. Valdinei Del Grande, o Dí do PMDB, agradeceu o deputado e fez questão de dizer aos presentes que está a disposição de todos para o que “der e vier”. Já estamos partindo para os últimos meses do ano, e a humilhação continua por parte daqueles que são detentores do poder, e isso é algo que ainda nos dá mais força para continuar ao lado da população” disse o Dí do PMDB. “Agradeço ao Deputado Federal, Rodrigo Rocha Loures, do PMDB, que liberou 200 mil reais para reformar o Ginásio de Esportes e fazer outras obras, pois é desta forma que provamos o nosso amor a essa cidade” Finalizou o Dí. Alguns vereadores também pediram a Palavra e justificaram suas posições, que é estarem a favor do desenvolvimento da cidade e contra qualquer ato de perseguição. Artagão começou sua agenda na Quinta-feira em Cândido de Abreu, e em seguida passou por Manoel Ribas, Arapuã, São João do Ivai, Borrazópolis e Cambira. E na Sexta-feira, começou a agenda em Faxinal, em seguida: Rio Branco do Ivaí e Grandes Rios.
Ivaiporã-
Vítima do Golpe do bilhete premiado perde 7 mil reais
A Polícia Militar de Ivaiporã informou que na Rua Rio Claro, uma pessoa de nome CLERI BUCCINI, caiu no famoso “GOLPE DO BILHETE PREMIADO. A vítima contou para a Polícia que um senhor de idade, mal vestido, lhe abordou pedindo informação, momento em que outra pessoa de aproximadamente 40 anos de idade, também fez a abordagem dizendo que tinha consigo um bilhete premiado no valor de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais), e que este bilhete poderia ser dela. A Senhora Cleri, informou que o homem de meia idade trajava roupa social e uma jaqueta de cor caramelo, que após muita insistência da parte dele, ela seguiu com o mesmo até a agência do Banco Itaú e sacou a quantia de R$ 7.000,00 (sete mil reais), e entregou para o referido homem, que ainda lhe acompanhou até a Igreja Bom Jesus onde informou a mulher que iria até a casa de seu pai. Depois disso ele desapareceu e até agora ninguém tem pistas do Golpista. A vítima foi orientada a registrar o boletim de Ocorrência.
Brutal crime em São João do Ivaí-
Em Brutal assassinato em presidiário tem a cabeça decapitada
Um jovem ex-presidiário foi brutalmente assassinado na Rua Apucarana, no Distrito de Ubaúna, durante esta noite em São João do Ivaí. Ataniel Abraão da Silva, vulgo, "TANA", tinha sido liberado da cadeia anteontem, e segundo a PM, a bronca dele era um homicídio. Ao ser liberado ele teria ido até a localidade do Ubaúna, onde arrumou confusão com a pessoa de Gabriel de Castro Serafim, o qual depois de ser ameaçado de morte pelo “Tana”, puxou de um facão e o agrediu com vários golpes até decapitar Silva. A Polícia foi acionada, e ao chegar no local, o assassinato tinha fugido. A Vítima foi levada para o IML de Apucarana.
Jardim Alegre-
Menina e vítima de estupro quando voltava da escola
Na zona rural de Jardim Alegre, na Estrada do cascalho, uma menor de 13 anos, foi vítima de Estupro. O fato aconteceu nesta quinta-feira, em plena luz do dia. O Pai da adolescente relatou para a Polícia que a filha veio estudar na cidade, sendo que quando ela voltava para casa, foi abordada por um tal de "CLODOALDO", que alem de abusar sexualmente dela, ainda roubou da menina um aparelho de celular. A PM disse que encaminhou a menina ao Hospital confirmando a violência, e que o acusado ainda não foi preso.
Borrazópolis-
Jovem que sofreu acidente de bicicleta em Borrazópolis, perde movimento das pernas e dos braços e pede ajuda
Em Borrazópolis, um jovem cortador de cana MOACIR NUNES DA ROSA, morador das Vila Lourdes, sofreu um simples acidente, mas que teve complicações sérias e ele pode perder pelo resto da vida o movimento das pernas e dos braços. Segundo a cunhada da vítima, Eni Hipólitito, o rapaz de 23 anos, andava de bicicleta quando sofreu uma queda e quebrou a clavícula, sendo que o osso da própria clavícula penetrou na parte de trás do pescoço atingindo provocando uma lesão grave na espinha” disse a cunhada. A família afirmou também que o jovem precisa de ajuda da comunidade até para comprar fraudas. Quem puder colaborar, entrar em contato com o Telefone 9978 6672.

Escolas e universidades públicas aderem à suspensão de aulasA secretaria de estado da educação determinou no final da manhã desta quinta-feira, a suspensão das aulas em todas as escolas da rede pública. Duas mil e cem escolas em todo o Estado ficarão sem aulas até o dia 10 de agosto. As aulas foram suspensas por conta da gripe A. Segundo a presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, a situação será reavaliada antes do retorno programado, no dia 10. Se for considerado necessário, o recesso poderá ser prolongado. Segundo Marlei, a decisão foi recebida com alívio pela APP. Há dois dias, na reunião do secretariado, o governador Roberto Requião chegou a afirmar que não fecharia as escolas do Paraná por causa da gripe suína, mas ontem voltou atrás e disse que “o Paraná tem resistido aos apelos de suspender as aulas por considerar a medida inócua”, uma vez que “o vírus não tem preferência por qualquer ambiente”. Porém, diz a nota, os pais dos alunos estão apreensivos. “Por isso, mesmo considerando a medida pouco eficaz, tomou a decisão de suspender as aulas na rede pública estadual de ensino fundamental, médio e universitário”. O Governo diz ainda que durante o período da suspensão das aulas, haverá nas escolas divulgação de informações e orientações às famílias sobre como evitar a doença. Haverá ainda treinamento de professores e funcionários da rede estadual de ensino para que colaborem no enfrentamento da pandemia. A decisão está sendo seguida, desde ontem, pelas prefeituras que estão aos poucos anunciando também a suspensão das aulas nas redes municipais.
GRIPE SUÍNA - Os Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os mais atingidos pela gripe suína, serão os primeiros a receber os 150 mil kits de medicamentos contra a doença. O tratamento, produzido no Brasil, será complementado por outros 60 mil kits.

Prefeito de Ivaiporã anunciou na tarde desta quinta a suspensão das aulas na rede municipal de ensino

O prefeito Cyro Fernandes Corrêa Junior anuncia na tarde desta quinta-feira (30), em pronunciamento oficial, a suspensão temporária das aulas em toda a rede municipal de ensino, como medida de prevenção à gripe A. Seguindo uma orientação da Secretaria Estadual de Saúde. São 2.600 alunos das escolas de ensino fundamental e infantil e todos os CMEIS e creches do município. Eles terão as aulas suspensas a partir desta sexta-feira (31) e devem retornar em 10 de agosto.
Diário Oficial publica regulamentação para motoboy
A Lei 12.009, que regulamenta o exercício da atividade dos mototaxistas, está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (30). O texto abrange, além dos profissionais que transportam passageiros em motocicletas, os motoboys, que usam esse meio de transporte para entregar de mercadorias ou realizar serviços comunitários de rua. A norma altera a Lei 9.503, de 1997 – que institui o Código de Trânsito Brasileiro – para dispor sobre regras de segurança dos serviços de transporte remunerado de mercadorias (frete). De acordo com a lei publicada hoje, o condutor precisa ter no mínimo 21 anos de idade e ser habilitado há pelo menos dois anos na categoria. Além disso, deve usar colete de segurança dotado de dispositivos retrorrefletivos e capacete, nos termos da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Do profissional de serviço comunitário de rua serão exigidos também carteira de identidade, título de eleitor, cédula de identificação do contribuinte (CIC), atestado de residência, certidões negativas das varas criminais e identificação da motocicleta utilizada.

30/07/2009

afirma Lula sobre permanência do senadorna presidência da Casa
DEBATE NA RÁDIO NOVA ERA E NO BLOG DO BERIMBAU
Ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, fala sobre o protesto de 42 prefeituras por causa da queda do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. O Presidente da AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, Mauricio Bueno, de Cruzmaltina, justifica a atitude dos Prefeitos

Ouça a entrevista com Paulo Bernardo, ao repórter Ronaldo Senes, o “Berimbau

Ouça a entrevista com Mauricio Bueno, ao repórter Ronaldo Senes, o “Berimbau”

Leia Matérias publicadas neste blog sobre o assunto:
Paulo Bernardo diz que vai se reunir com Prefeitos, mas não concorda com protesto
Em relação ao movimento liderado pelos prefeitos do Vale do Ivaí, quefecharam as prefeituras nesta quarta-feira (29) em protesto aos valores derepasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) pelo GovernoFederal, o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, informou ontem que deverá estar em Curitiba no dia 03 de Agosto para conversar com os Prefeitos sobre a suposta crise. Ao mesmo tempo ele divulgou nota com a seguinte posição: “Estou acompanhando a movimentação dos prefeitos do Vale do Ivaí. Já conversei com o presidente da AMP, prefeito Moacir Fadel e confirmei presença na reunião do dia três, em Curitiba. Mas falando francamente, considero um equívoco fechar as portas das prefeituras à população pelo motivo alegado. Primeiro, porque os repasses do FPM para os municípios paranaenses em 2009 são maiores do que os de 2008, ano que registrou osmaiores valores. Segundo, porque não fomos procurados em nenhum momentopara tratar desse assunto” Bernardo informa também que durante a Marcha dos Prefeitos à Brasília, estiveram mais de 3.000 prefeitos presentes, que puderam conversar com ministros, assessores e com o próprio presidente Lula. Várias reivindicações foram atendidas na marcha e o tema do FPM sequer constou da pauta dos prefeitos. O ministro finaliza a nota dizendo que Assim, mesmo sem qualquer interesse em tirar o mérito de qualquer mobilização que seja feita, não concorda com várias informações já divulgadas e reafirmo que nenhum município paranaense recebeu, em 2009, menos recursos do FPM do que em 2008”.
"Fechem as Prefeituras senhores Prefeitos"
Amuvi faz protesto por causa da queda do FPM
Em reunião nesta sexta-feira, no Salão Paroquial de Faxinal, os Prefeitos da AMUVI-Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, decidiram fazer algumas ações em protesto contra a crise enfrentada pelos municípios da Região e de todo Paraná. A reunião contou com a Presença do Presidente da AMEPAR, Prefeito Almir Batista. “Na constituição de 1.988 criaram um parágrafo que diz o seguinte – Em caso de emergência, o Governo Federal poderá criar imposto em forma de Contribuição Social, contribuição essa que não precisa repartir com os municípios; resultado: hoje 58% da arrecadação do Brasil é contribuição e como isso os municípios estão a beira da falência” desabafou Batista. O Senador Álvaro Dias, do PSDB, também marcou presença na reunião, disse que já apresentou no Senado a PEC dos Prefeitos para resolver essa questão das contribuições, e que apóia os prefeitos em qualquer decisão. Mauricio Bueno, de Cruzmaltina e Adilson Silva Lino, de Faxinal, elaboraram um questionamento e ao final a decisão tomada foi a seguinte: Na quarta-feira, 29 de julho, prefeituras fechadas e serviços essências funcionando a critério de cada município. No dia 03 de agosto, prefeitos vão a Curitiba numa Reunião da AMP – Associação dos Municípios do Paraná; e em data a ser definida, prefeitos da AMUVI, e vereadores da ACAVI – associação das Câmaras Municipais, representada pelo vereador de Apucarana MAURO BERTOLI, e vereadores de toda região, vão a Brasília fazer um protesto no Congresso Nacional. Eles vão reivindicar a votação da PEC dos Prefeitos, apresentada por Álvaro Dias, que pede a participação dos municípios em 22,5% de duas contribuições: CONFINS e CSLL. Ou ainda da PEC do Senador Osmar Dias, que já passou por todas as comissões e obriga o governo a repartir 10% de todas as contribuições com os Municípios.

Ivaiporã-
Acidente entre veículo Pólo e Caminhão deixa uma idosa com ferimentos

Na manhã desta quarta-feira (29), um acidente envolvendo um um veículo VW Pólo placa DKP4949 de São Bernado do Campo e um caminhão MB 1113 placa ADY 7457 de Manoel Ribas. O veículo Pólo conduzido por Fernando Augusto de 24 anos ia de Mandaguari-PR para Chapecó-SC, quando chegou no trevo do acesso secundário de Ivaiporã o motorista se enganou e acabou entrando na cidade, ele percebeu o engano e no retorno não olhou para a esquerda e nisso veio o caminhão e aconteceu a colisão. No veículo Pólo estavam quatro pessoas, uma delas senhora de 74 anos foi levada para o hospital de ivaiporã com suspeita de fraturas. Fernado Augusto lamentou o acontecido “se não tivesse errado o caminho e entrado na cidade nada teria acontecido”. A Policia Rodoviária e o Corbo de Bombeiros de Ivaiporã prestaram o socorro. (Colaboração Rui Segundo, de Ivaiporã)


Faxinal-
Acidente envolvendo motocicleta e automóvel
Nesta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros Comunitário de Faxinal, atendeu um acidente envolvendo motocicleta e automóvel. O acidente ocorreu na Rua ANTONIO GARCIA COSTA, no Cruzamento com Rua Jose Maria Boelmo. Uma Motocicleta marca Honda, modelo Strada 200, placa Aiy 1851 de Faxinal, conduzida por LEONARDO SILVA, bateu com uma Caminhonete marca Ford, modelo Pampa, placa ABC 1912 de Faxinal, conduzida por DIRSO CASTORINO PEREIRA. Com o acidente, o condutor da Moto, LEONARDO SILVA, 19 anos, ficou ferido e foi levado para o Hospital São Luis.
São João do Ivaí-
Polícia consegue recuperar em São João do Ivaí, gado furtado em Godoy Moreira
Em São João do Ivaí na Estrada Municipal para o Distrito de Ubaúna no Jd. Santa Terezinha, animais produtos de furto, foram recuperados. Segundo NELSON SGHUINDT e Sr. PEDRO GUIMARÃES (Vitimas) durante a madrugada foram furtados de suas chácaras na Vila Rural de Godoy Moreira e de mais um vizinho 04 cavalos, sendo que eles tiveram informações de que os animais poderiam estar nas proximidades do Jd. Santa Terezinha na Cidade de São João do Ivaí. Foi deslocado até a saída para o Distrito de Ubaúna e encontrado os cavalos amarrados em uma cerca próximos a um matagal, feito a apreensão dos animais e entregues na DP. A Polícia investiga os responsáveis pela autoria dos furtos.
Faxinal-
Homem acusado de estupro é preso pela PM
A Polícia Militar de Faxinal comunicou que na Rua João Ribeiro Falavinha, cumpriu um mandato de prisão em desfavor de Valdir dos Santos, de 53 anos, por causa de uma acusação de estupro do ano de 2005. “Pelas informações, ele deixou de apresentar sua defesa na Justiça em relação a acusação e por isso saiu o mandado de prisão por causa destas acusação de estupro” Disse o Soldado Amaral, a Rádio Nova Era. Em nota a Polícia divulgou que em cumprimento ao Mandado de prisão expedido em desfavor do detido, conforme processo crime 2005-023-1, o qual fora condenado a pena de reclusão de quatro anos, três meses e três dias pelo delito tipificado no art. 213 c/c Art. 14 Inc. II ambos do código Penal, mando expedido pelo FORUM da comarca de Faxinal, foi detido o acusado.
Apucarana
Polícia Rodoviária Federal divulga nota informando prisão por assedio sexual
A Polícia Rodoviária Federal, divulgou nota informando que em Apucarana, no dia 28/07/09 no km 247 da BR 369 às 5h30, foi preso por assedio sexual, R. C. 34 anos passageiro de um ônibus itinerário Curitiba X Maringá , sendo a vítima, uma das passageiras do veículo. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.
Ivaiporã-
Jovem é detido acusado de ser desobediente
Na Rua Irati, Vila Monte Castelo, um jovem foi detido: Alexandre Christen campos, de 26 anos. A prisão aconteceu quando uma equipe em patrulhamento, próximo a Vila, avistou um veículo entrando na contramão com os faróis apagados na Avenida Estevão Marciano dos Santos, mas precisamente nas proximidades do deposito de doces Bom Jesus. O carro foi abordado na Rua Irati, mas o condutor saiu do veículo, sendo que quando a PM foi dar voz de abordagem, o mesmo não acatou a ordem falando que ninguém iria aborda-lo. O jovem recebeu voz de prisão e foi encaminhado para ser lavrado o Termo circunstanciado.
Esporte Ivaiporã-
De "casa" nova, Ivaiporã Futsal/UCP/Bella Cazza Criare busca 1ª vitória na segunda fase
No próximo sábado, dia 1º de agosto, o Ivaiporã Futsal/UCP/Bella Cazza Criare recebe o ACF/Capitão Futsal em partida válida pela terceira rodada do primeiro turno da 2ª fase do Campeonato Paranaense de Futsal - Taça Prata. Em busca de sua primeira vitória na nova fase, o time ivaiporãense volta a jogar em casa após 35 dias e terá os retornos do pivô Thutio que volta após se recuperar de uma inflamação na garganta, fato que ocasionou sua ausência da equipe por duas semanas e do ala Allan que cumpriu suspensão automática diante do Marreco/Renascença Futsal. "O médico me liberou para jogar no sábado, agora preciso melhorar a parte física e readquirir ritmo de jogo", explicou Thutio. Em contrapartida, Foca, suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Beto que ainda se recupera de uma torção no joelho são desfalques certos para o técnico Nelson Zaminelli na partida diante do representante cascavelense. A previsão para a volta de Beto aos treinamentos depende de nova avaliação médica, porém, o atleta vem realizando corridas leves e ele deve estar a disposição da comissão técnica na próxima semana. O técnico Nelson Zaminelli comentou qual deve ser a postura da equipe em busca da vitória. "A equipe tem que reencontrar o espírito de garra e pegada da 1ª fase, houve um desequílibrio nesses dois primeiros jogos da segunda fase, mas acredito que vamos voltar ao caminho das vitórias. Nossa equipe joga melhor em quadras com dimensões maiores e tem tudo para dar certo", afirmou Zaminelli A partida entre Ivaiporã Futsal/UCP/Bella Cazza Criare e ACF/Capitão Futsal está marcada para o Ginásio de Esportes Sapecadão, em Ivaiporã, às 20h30. No dia 27 de junho, em jogo disputado no Ginásio de Esportes Luizão, o time de Ivaiporã venceu a ACF pelo placar de 3x0.(Colaborador Antonello Nadal - Assessor de Imprensa do Ivaiporã Futsal/UCP/Bella Cazza Criare)
BRASÍLIA – Conselho de ética
O Conselho de Ética tem onze pedidos de investigação contra o presidente do Senado, José Sarney. O colegiado recebeu mais duas denúncias, protocoladas pelos senadores Arthur Virgílio e Cristovam Buarque, e uma nova representação, apresentada pelo PSOL.
BRASÍLIA – PF na cola dos Sarney
Instituto Mirante, ONG presidida por Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney, e alvo de investigações da Polícia Federal, recebeu 220 mil reais da Eletrobrás para financiar projetos culturais no Maranhão, com base na Lei Rouanet. No entanto, 116 mil reais foram parar em contas de empresas ligadas à família Sarney. E numa auditoria do Ministério da Cultura, foi descoberto que parte dos gastos declarados pela ONG não confere com os extratos bancários do instituto. A ONG chegou a ser declarada inadimplente seis vezes.
BRASÍLIA – Conselho de ética nada ético
Ao menos 70% dos integrantes do Conselho de Ética do Senado, são réus em ação ou têm ligação com nepotismo e atos secretos. São esses os senadores que vão decidir o destino dos pedidos de abertura de processo de cassação do presidente da Casa, José Sarney. Em reportagem de hoje, o jornal O Estado de São Paulo informa que cruzou nomes de integrantes do Conselho de Ética com escândalos recentes, parecidos com os que envolvem senador Sarney.
20 MILHÕES POR UMA CAIXA – quem quiser fazer um bico?
A fabricante de aviões Airbus está disposta a gastar até 20 milhões de euros para ajudar nas buscas pelas caixas-pretas do avião da Air France que fazia o voo 447 entre o Rio de Janeiro e Paris e que caiu no Oceano Atlântico, matando 228 pessoas. A informação foi publicada na edição de hoje do jornal francês de negócios La Tribune. Segundo o jornal, o presidente da Airbus, Thomas Enders, quer saber exatamente o que aconteceu com a aeronave.
Gripe Suína-
Volta às aulas adiada no RJ e RS por causa da gripe, a gripe já matou 58
Escolas e universidades de três estados adiaram a volta às aulas para diminuir o risco de contágio da nova gripe. No Rio Grande do Sul, um 1,2 milhão de alunos da rede pública estadual vão ter mais duas semanas de férias. No Rio, as escolas do município e do Estado vão continuar vazias uma semana além do previsto. Isso se não houver um novo adiamento. No Paraná Lacen confirma 180 casos de Gripe A. O diretor-geral da Secretaria da Saúde, André Pegorer, e o superintendente de Vigilância em Saúde, José Lúcio do Santos, divulgaram ontem o novo boletim epidemiológico da nova gripe no Estado. Segundo eles, os resultados das primeiras amostras analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) confirmaram mais 94 casos, de um total de 145 amostras analisadas. Com estes resultados, o Paraná passa a ter 180 registros, com 4 mortes. No Rio Grande do Sul, mais duas mortes foram confirmadas por causa da gripe suína. O total no Brasil deve passar de 60 até o fim da tarde desta quinta-feira.
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 29 milhões
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do sorteio da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (29), em Rio Branco (AC), referente ao concurso 1.095, da Caixa Econômica Federal. Confira os números sorteados: 10-16-21-23-27-36 O prêmio acumulou. No sábado, o sorteio valerá R$ 29 milhões. Segundo a Caixa, 168 apostadores acertaram a quina. Cada um leva para casa R$ 12.339,22. Mais de dez mil pessoas acertaram a quadra. O prêmio neste caso é de R4 283,06.
Guias para IPVA
A partir de hoje, os proprietários de veículos no Paraná começam a receber a Guia de Recolhimento do Licenciamento Anual de Veículo (GRLAV), referente ao exercício 2009. Junto com a guia está a taxa de licenciamento (R$ 28,15), o seguro obrigatório (DPVAT) e, se houver, os débitos referentes a multas não quitadas. O calendário de pagamento é estipulado de acordo com a numeração final da placa de cada veículo. Para quem possui dívidas de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) o imposto deverá ser quitado, caso contrário o proprietário não receberá o licenciamento anual. Sobre o seguro obrigatório é possível consultar no site - www.dpvatseguro.com.br - o valores por categoria, que varia de R$ 93,87 a R$ 344,95. Os débitos das multas devem ser pagos independente da origem delas, que podem ser da Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Polícia Militar ou órgãos municipais.
MANCHETES DO INFORMATIVO NOVA ERA
(De segunda a sexta-feira das 11:30 até as 13:00 horas pela Radio Nova Era – (www.radionovaera.com.br)

O Ministro do Planejamento do Governo Lula, PAULO BERNARDO, concede uma entrevista a Radio Nova Era, o assunto principal foi o protesto realizado pela AMUVI e AMOCENTRO – Entidades que representam 42 Municípios do Vale do Ivaí e Região Central do Paraná e que ficaram ontem com as prefeituras fechadas por causa da queda do FPM;

TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO – Hoje pela Manhã, o delegado de Ivaiporã Dr. Osnildo Carneiro Lemes, de Ivaiporã, foi o nosso entrevistado. Ele comentou sobre uma ação da Polícia Militar realizada ontem e que resultou na prisão de seis pessoas ligadas ao tráfico de drogas, sendo três de Foz do Iguaçu e três de Ivaiporã;

Deputado Estadual Artagão Junior cumpre agenda no Vale do Ivaí, hoje ele estará em: Cândido de Abreu, Manoel Ribas, Arapuã, Borrazópolis e termina o dia em Cambira. E amanhã sexta-feira, Artagão visita: Faxinal, Rio Branco do Ivaí e Grandes Rios. O objetivo é aproveitar os últimos dias de recesso para visitar a sua base política na região.

E no quadro Plantão Saúde, uma entrevista especial com o Diretor Geral da Secretária de Saúde do Paraná, ANDRÉ PEGORER, ele fala sobre o aumento no número de casos de Gripe Suína no Paraná e medidas que estão sendo adotas para conter o avanço da doença;
VOCÊ AINDA FICA SABENDO: A partir de hoje, os proprietários de veículos no Paraná começam a receber a Guia de Recolhimento do Licenciamento Anual de Veículo referente ao exercício 2009/ e Mega-Sena acumula com prêmio que pode chegar a R$ 29 milhões.

29/07/2009

André Vargas reune-se com Paulo Skaf na Fiesp para discutir IPI. O crédito-prêmio do IPI, item da MP 460, foi o tema do encontro. O deputado federal André Vargas (PT-PR) participou nesta quarta-feira, 29/07, de reunião com o presidente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, para discutir um dos itens da Medida Provisória 460, que trata do Crédito-Prêmio do IPI. Vargas, que é relator da MP na Câmara, ouviu o apelo dos empresários pela aprovação da medida. Segundo a Fiesp, R$ 70 bilhões é o valor já compensado em crédito-IPI e o governo possui R$ 20 bilhões previstos no Orçamento para arcar com o acordo do crédito-prêmio. O deputado defendeu uma solução negociada para o impasse, uma vez que os exportadores alegam que o impacto no setor geraria desemprego e uma “quebradeira” geral e por outro lado, o governo não poderia ser prejudicado com um desequilíbrio fiscal. O deputado sugeriu ainda a Skaf, que tem encontro amanhã com o presidente Lula, que converse com o presidente buscando uma negociação para o impasse. Também sugeriu que ele procure as centrais sindicais para discutir as consequências para os trabalhadores. O Crédito-Prêmio IPI é um incentivo fiscal concedido pelo governo aos exportadores em 1969. As empresas fabricantes de produtos manufaturados passaram a ter um crédito tributário sobre as vendas feitas ao exterior que poderia ser abatido do valor a ser pago de IPI sobre as operações no mercado interno. O Governo alega a extinção do benefício e o reconhece até 1983; os empresários afirmam que sua validade seria até 2002 e é esta diferença de período está sendo alvo de ações na Justiça e de limares concedidas aos exportadores. O STF iniciou julgamento sobre o direito das empresas de compensarem o crédito. “Esperar apenas uma decisão do Supremo pode não ser uma boa solução. Se por um lado a medida afeta os empresários, por outro, pode gerar um desequilíbrio fiscal nas contas do Governo. O texto da emenda à Medida Provisória expressa a busca por uma saída negociada”, ressaltou. A MP 460 foi aprovada na Câmara no início de junho, seguiu para o Senado, onde recebeu emendas pelo reconhecimento do crédito aos exportadores e deve ser o principal ponto de debate na Câmara após o recesso parlamentar, uma vez que o governo busca vetar este ponto da medida.
Debate – Ontem, 28/07, o deputado André Vargas (PT-PR) participou em Apucarana (PR), a 50 km de Londrina, de um debate com o presidente da ABIEC - Associação Brasileira das Indústrias e Exportadoras de Carnes e Representante da Área de Comércio Exterior da Fiesp, Roberto Gianetti, e empresários exportadores na Região Sul do país, que ocorreu na Facnopar, Faculdade do Norte de Apucarana. Os representantes dos empresários destacaram que as decisões a respeito da MP devem ter reflexo em diversos segmentos, afetando diretamente os empregos na cadeia produtiva do setor de manufaturados, couro, calçado, açúcar, carne, álcool, madeira, celulose e soja. Na foto, o representante da Área de Comércio Exterior da Fiesp, Roberto Gianetti, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf e o deputado federal André Vargas.
Borrazópolis-
Encontro Regional da AMUVI começou fracassado em Borrazópolis-
Uma reunião técnica nesta quarta-feira, 29 de julho de 2009 em Borrazópolis, onde funcionários da Secretária do Planejamento fizeram uma explanação sobre o PPA – Plano Plurianual, teve início com a presença de apenas três prefeitos e alguns funcionários públicos municipais. “Nem o Prefeito de Borrazópolis, que é "daqui" e nem a vice que diz estar substituindo ele, compareceram, aí e pra acabar”, disse um Prefeito da Região que veio de longe prestigiar o evento. A reunião técnica começou com a presença dos prefeitos: Deodato Mathias, de Arapuã, Jose Martins, de Jardim Alegre, e Neuza Belini, de Cambira. De São Pedro do Ivaí, veio o vice Valdir Magri. O prefeito Ciro de Ivaiporã, avisou que atrasaria, mas estava a caminho. O pessoal Pede para AMUVI realizar eventos, mas no comparece, assim fica díficil, disse uma funcionária da Associação. Segundo ela, todos os prefeitos foram mais do que avisados.
Treinamento em Borrazópolis-
Técnicos da Emater de Borrazópolis e Regional de Ivaiporã estiveram nesta quarta-feira, 29 de julho de 2009, ministrando um treinamento para produtores rurais de Borrazópolis. O Objetivo é fazer com que não haja desperdício e sim a boa aplicação dos agrotóxicos nas lavouras. “Importante a participação dos Produtores , pois isso significa qualidade de vida, proteção ao meio ambiente e economia” disse Leandro Cividini, da Emater de Borrazópolis.
Ivaiporã-
Tráfico de drogas termina com seis prisões, apreensões de veículos, dinheiro e tabletes de Crack nesta madrugada em Ivaiporã
A Polícia Militar, através da Rotam e outras equipes, recebeu na madrugada de hoje, uma denúncia de Tráfico de Drogas. Pelas informações, um carro de foz do Iguaçu, estava chegando em Ivaiporã trazendo droga, material que seria comprado por pessoas da cidade. De posse dessas informações detalhadas, a Pm foi até a Rodovia Celso Makita, acesso secundário a Ivaiporã, e abordou os carros suspeitos. Um Omega com placas GSA-7240 de Foz do Iguaçu, que era ocupado por três pessoas: DOUGLAS DA SILVA SOUZA, 19, GILMAR HENRIQUE MATOS JUNIOR, 23, e GIAN RODRIGUES PEREIRA, 19 anos. Todos de Foz do Iguaçu. No carro foram apreendidos quatro tabletes de crack. A princípio, a droga seria vendidas para pessoas de Ivaiporã, que também foram presas no local. Elas ocupavam um Monza placas BZM 4359 de Ivaiporã, e foram identificadas por:M.D.S., 24 anos, N.P.M, de 25, e C.S.R., 26 anos. A Polícia apreendeu dois mil reais em dinheiro, a droga e as seis pessoas que ocupava os dois carros foram presas e levados para a Delegacia. Novas informações devem ser divulgadas nas próximas horas.
Cândido de Abreu e Reserva
ROTAM da 5ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual efetua 03 Prisões por contrabando de 21.700 carteiras de cigarros do Paraguai

Durante patrulhamento na Rodovia PR 239 no dia 28/07/09, região de Cândido de Abreu ao Município de Reserva, mais próximo a cidade de Reserva, foram vistoriados os veículos Gol de placas AKY-6722 da cidade de Tibagi-PR, conduzido por A.M 35 anos, tendo como acompanhante o A.C.M 55 anos; e o Fiat uno de placas MJM-7750, da cidade de Camburiu-Sc, conduzido por J.M.L 25 anos, sendo que no interior do veículo foi constatado uma carga com cigarro contrabandeados do Paraguai. Encaminhados os veículos para a receita Federal de Ponta Grossa foi contabilizado a quantia de 11.200 carteiras de cigarros no veículo fiat uno e 10.500 no gol, totalizando 21.700 carteiras de cigarros. Os dois condutores e o passageiro foram qualificados na Polícia Federal de Curitiba e responderão por crime de contrabando.
São João do Ivaí-
Acidente no trevo de acesso a Fênix, duas pessoas ficaram feridos
O acidente aconteceu na PR 082 no trevo de São João do Ivaí, que da acesso a Fênix. Um veículo Gol placas AHD 8877 de Ibiporã, conduzido por ROGÉRIO PEREIRA FERNANDES, 40 anos, trafega na rodovia, quando foi surpreendido por uma Parati, BMP-7015 de Nova Aurora, conduzida por OSVALDO FERREIRA SAMPAIO, 73 anos. O motorista fez o contorno e cruzou o trevo ser dar preferência provocando o acidente. Duas pessoas que ocupavam a Parati ficaram feridas: APARECIDO RIBEIRO, 57, e ODETE RIBEIRO SAMPAIO, de 59 anos. Todos levados para o Hospital Municipal de São João do Ivaí, com ferimentos médios.
Mauá da Serra e Godoy Moreira-
Furto de veículo é praticado no município
Em Mauá da Serra, houve um furto de veículo. A Pm informou apenas que ocorreu na Rua A, 57. A pessoa que solicitou a Polícia, disse que chegou em sua residência por volta das 18h00min e deixou a caminhoneta FORD F4000 de placas BNV-5497, cor marrom, ano 1987, de propriedade de Adriano Luis Dante. Mas ao sair cedo de casa a mesma não mais se encontrava no local, foram realizadas rondas nas imediações, porem sem êxito, sendo o solicitante foi orientado e confeccionado o Boletim de Ocorrência. JÁ EM GODOY MOREIRA, na Rua Luiz Candido Dias, por volta das 11h05min, de terça-feira, uma pessoa relatou que se encontrava no interior de sua residência, a qual foi alugada para permanecerem até o término do serviço de instalação de rede de energia elétrica do assentamento 08 de abril, na cidade de Jardim Alegre, juntamente com outras pessoas, onde todos estavam dormindo e a vítima deixou seu veículo motocicleta guardada dentro da garagem da casa, sendo que nesta terça-feira, ao sair para trabalhar notou que o veículo não estava no local. Ladrão ou ladrões furtaram o veículo sem chaves e documento, provavelmente na madrugada. A moto é uma Suzuki, modelo 125 yes, cor prata, ano 2007-2008, placa MFI-5223 de Herval Doeste-SC.

GRIPE SUINA-
Mortes chegam a 56, em Apucarana tem dois casos, e Estados começam a adiar aulas, no Vale do Ivaí, prefeitos tomam medidas mais contundentes
Notícias entorno do avanço da Gripe Suína, continuam sendo destaques na imprensa de todo Brasil. Escolas públicas e três universidades de São Paulo, por exemplo, adiam volta às aulas. O governo e a prefeitura de São Paulo também anunciaram a prorrogação das férias em toda a rede pública de ensino. As aulas nas escolas e universidades vão recomeçar apenas em 17 de agosto. O número de mortes causadas pela doença já chega a 27 no estado e 56 no país. No Paraná, são 4 mortes. No Vale do Ivaí, a cidade de Apucarana anunciou o segundo caso confirmado, a cidade tem 12 suspeitos. Em cidades pequenas do Vale do Ivaí, como Marumbi, Borrazópolis e outras cidades, o atendimento nos hospitais municipais estão sendo reordenados para evitar o entra e sai de pessoas. Ontem foi anunciada, em João Pessoa, a primeira morte por gripe suína no Nordeste. Segundo a Secretaria de Saúde da Paraíba, o paciente de trinta e um anos tinha uma doença respiratória crônica. No Rio Grande do Sul, foram mais três mortes, duas em Caxias do Sul e uma em Uruguaiana. A OMS – Organização Mundial de Saúde declarou que o fechamento de escolas pode retardar a disseminação do vírus da gripe suína, mas que os efeitos da medida são limitados caso a doença já esteja instalada na área.
Brasília – As Polêmicas do Senado
O PSDB protocolou três representações no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB. O partido pede a abertura de processo disciplinar contra o senador, com base nas acusações de que Sarney teria intercedido para a contratação do namorado da neta no Senado; de que participou do desvio de verba da Petrobras pela Fundação José Sarney, e a de que teria interferido para que um dos netos operasse o crédito consignado a servidores do Senado. O PMDB prometer contra atacar o PSDB, e polemizar atitude do Senador Artur Virgílio, que já confessou ter cometido uma irregularidade.

Protesto das Prefeituras
Prefeitos do Vale do Ivaí vinculadas a AMUVI (26 Municípios), da região Central, AMOCENTRO ( 16 Municípios) fecham as portas, mas mantém serviços essenciais em protesto contra a queda do FPM

Apucarana e Ivaiporã, que são municípios maiores do Vale do Ivaí, também resolveram aderir ao protesto de fechamento das Prefeituras nesta quarta-feira, contra a queda brusca do FPM – Fundo de Participação dos Municípios. O movimento começou pela AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, mas será seguido por outra associação que é a AMOCENTRO, comandada pelo Prefeito Valentim Darcin de Manoel Ribas. O porta voz da reivindicação dos Prefeitos tem sido o Presidente da AMEPAR – Associação dos Municípios do Médio Paranapanema, Prefeito Almir Batista. “Na constituição de 1.988 colocaram um parágrafo que diz o seguinte – Em caso de emergência, o Governo Federal poderá criar imposto em forma de Contribuição Social, contribuição essa que não precisa repartir com os municípios; resultado: hoje 58% de toda a arrecadação do Brasil é contribuição e com isso os municípios estão a beira da falência” desabafou Batista. Os prefeitos ainda vão a Curitiba no dia 03 de agosto para um encontro na AMP-Associação dos Municípios do Paraná, e organizarão também um protesto em Brasília no Congresso Nacional. Lá eles pedem a votação da PEC dos Prefeitos apresentada pelo Senador Álvaro Dias, que obriga o governo federal a dividir com os Prefeitos o que arrecada com duas das principais contribuições, ou seja 22,5% da CONFINS e CSLL, ou aprovar uma Proposta do Senador OSMAR DIAS, que determina que o executivo devolva 10% de todas as contribuições para os municípios de todo Brasil. “Eu acho que o Presidente Lula, sempre foi aberto para falar com os Prefeitos, por isso, um protesto destes, creio eu que seja algo desnecessário e que vai na contra mão” disse em entrevista a Rádio Nova Era, a Presidente Estadual do PT e esposa do Ministro Paulo Bernardo, Gleisi Hofmann. Para o Governador Roberto Requião, a “greve” dos Prefeitos não é o melhor cominho para negociar com o Lula, e pode caracterizar um posicionamento político de oposição.



Cassação do Prefeito
Somente ontem o MP divulgou oficialmente a informação da ação que resultou na cassação do diploma do prefeito de Doutor Ulysses
O prefeito de Doutor Ulysses, Pedro Júnior Anselmo de Assis, está impedido de continuar no mandato depois de ter o seu diploma cassado mais uma vez. A sentença foi comunicada na última semana ao Ministério Público de Cerro Azul, comarca a qual pertence o município. Nela, o juiz Marcos Takao Toda, além de determinar a cassação, pediu o afastamento do prefeito e do vice, Jair Ferreira Lins. A Justiça ainda condenou Pedro Júnior a pagar multa de 30 mil UFIRs, aproximadamente R$ 32 mil. A representação por prática de conduta vedada, disposta na lei eleitoral, foi ajuizada pela promotora de Justiça de Cerro Azul, Rosana Mikrut, no dia 3 de outubro de 2008, dois dias antes da última eleição municipal. As investigações da Promotoria mostraram que o prefeito autorizou o fechamento de algumas repartições públicas para que os funcionários pudessem participar da carreata política em prol da campanha dele. A promotora complementa “Durante os depoimentos, muitas pessoas afirmam não ter encontrado alguns serviços públicos abertos”. Desde quinta-feira passada, o presidente da Câmara Municipal, Josiel do C. dos Santos assumiu a administração do município. No início de 2009, Pedro Júnior foi cassado por suspeita de compra de votos, mas o prefeito voltou ao cargo dias depois.
Em briga de Requião com Sócios da Sanepar o Estado pede que a empresa devolva R$ 744 milhões em até seis meses
O governador Roberto Requião enviou nesta terça-feira (28) ofício à Sanepar, pedindo a devolução de R$ 744 milhões repassados à empresa pelo Estado. O dinheiro é fruto de empréstimos internacionais contraídos pelo Governo do Paraná. Como a lei veda empréstimos do Estado a empresas estatais, é necessário que aquele valor seja usado para aumentar o capital social da Sanepar. Porém o consórcio Dominó, que reúne empresas privadas, dono de 40% das ações da empresa, impede na Justiça que a Sanepar convoque assembleia para autorizar o aumento de capital. Assim, o Estado é obrigado a pedir a devolução dos R$ 744 milhões.
Requião autoriza contratação de mais 134 funcionários para Polícia Científica
O governador Roberto Requião autorizou a contratação de 134 policiais que irão reforçar o quadro de funcionários da Polícia Científica do Paraná, composta pelo Instituto Criminalística e Instituto Médico-Legal. Dentre eles, estão 80 peritos criminais, 26 médicos legistas, 10 químicos legais, 10 toxicologistas e oito auxiliares de necropsia. Todos os 134 policiais que serão contratados fizeram o concurso da Polícia Científica, em 2007. Inicialmente seriam chamadas 40 pessoas, mas por determinação do governador Requião, outros 94 também serão contratados.

Ivaiporã a Manoel Ribas
Por estranho que parece, pegou fogo na Caixa de Água
No início da noite, agentes do Corpo de Bombeiros Comunitário, de Manoel Ribas deslocaram rapidamente pela Rodovia PR 466, próximo ao Trevo de acesso a Ariranha do Ivaí, entre Ivaiporã e Manoel Ribas. Motivo da solicitação “Estava pegando fogo em caixas de água” informou um usuário da rodovia. “Achamos inicialmente que era trote, mas ao chegar no local, o fato realmente tinha ocorrido” disse por telefone um dos agentes do Corpo de Bombeiros. Na verdade o que aconteceu, é que um Caminhão marca IVECO, modelo EURO-CARGO, placa IOH-4957 de Frederico Westphalen, que era dirigido por EDER CRISTIANO PINHEIRO, morador de Chapecó-RS, e que estava trafegando na rodovia transportando caixas d‘ água, é claro, vazias, fabricadas de uma espécie de fibra com plástico, percebeu que a carga estava pegando fogo. Mesmo com a ação do Corpo de Bombeiros, 30% dais caixas foram destruídas. (foto Paranacentro de Ivaiporã)
Chuva e vento destróem centenas de casas em Ortigueira
Pelo menos 300 casas em Ortigueira, distante 113 quilômetros de Apucarana, foram destelhadas ou danificadas por um temporal que atingiu o município por volta das 20 horas desta terça-feira (28), informou agora pela manhã o Corpo de Bombeiros Comunitários. Houve ventos fortes e chuva de granizo. "A localidade mais atingida foi o Bairro Água das Pedras. Muitas foram destelhadas", disse o João Carlos Godói, socorrista do Bombeiro Civil. "Estamos fazendo um levantamento, mas até agora pelo menos 300 famílias já informaram os estragos". Godói disse que desde ontem à noite a Defesa Civil e a Secretaria de Ação Social estão distribuindo lonas para os donos das residências destelhadas. "Muita gente disse que não dormiu esta noite". RMC Segundo informações do site Bem Paraná, vários bairros de cidade na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ficaram alagados, além de terem ocorrido deslizamentos e quedas de árvores. Em Campina Grande do Sul, a cheia do rio que corta o bairro Paiol de Baixo, levou uma menina de 11 anos. Ela caiu nas águas e foi levada pela correnteza anormal formada pela vazão acima do normal do rio, que desemboca na Represa do Capivari-Cachoreira. Em Almirante Tamandaré foram registrados seis deslizamentos de terra e alagamentos pontuais. Algumas casas construídas em encostas tinham risco de desabar. Deslizamentos de terra também foram notificados em Bocaíuva do Sul, Campo Magro e Rio Branco do Sul. Em Colombo, uma grande alagamento foi registrado na região do Rio Atuba, já na divisa com Curitiba. Em Tunas do Paraná, a Defesa Civil atendeu a alagamentos e deslizamentos, que atingiram, até o final da tarde, a sete casas. Em Pinhais, o Rio Palmital também subiu e alagou várias casas.
MANCHETES DO INFORMATIVO NOVA ERA
(De segunda a sexta-feira das 11:30 até as 13:00 horas pela Radio Nova Era – (www.radionovaera.com.br)

AMUVI e AMOCENTRO – Entidades que representam 42 Municípios do Vale do Ivaí e Região Central do Paraná cumprem acordo firmado anteriormente a amanheceram com as prefeituras fechadas. Apesar de algumas críticas de que o ato é de cunho político, prefeitos reafirmam que a queda no FPM existe e tem levado os pequenos municípios a beira falência. Vários Prefeitos comentam no informativo sobre o protesto;

POLÊMICA EM JARDIM ALEGRE – Prefeito Padre Jose Martins, diz que oposição tem divulgado informações desencontradas, dizendo que não há queda de arrecadação no seu Município. O intuito, segundo ele, é apenas causar transtornos para sua administração;

Encontro importante organizado pela Secretaria de Planejamento em Borrazópolis, para esclarecer informações sobre o PPA – Plano Plurianual tem comparecimento irrisório de prefeitos. Nem se quer o representante do poder executivo de Borrazópolis, compareceu para recepcionar os demais que vieram de outras cidades.

E no quadro Plantão Saúde vamos falar sobre a polêmica cirurgia de redução de estômago. O procedimento começa a virar moda, mas é bom os pacientes saberem que nem sempre ela resolve os problemas, muito pelo contrário, pode trazer sérios transtornos;

DESTAQUE PARA ARAPUÃ – Prefeito Deodato Mathias, concede uma entrevista a Rádio Nova Era. Em sua fala ele comenta sobre: queda de arrecadação, projetos que estão sendo desenvolvidos, tempo chuvoso que traz transtornos para a agricultora, e outros assuntos;

VOCÊ AINDA FICA SABENDO: A Organização Mundial da Saúde declarou que o fechamento de escolas pode retardar a disseminação do vírus da gripe suína, no Brasil 56 pessoas já morreram/ Prefeita Neuza Beline de Cambira falou hoje a nossa reportagem/ Somente ontem o MP divulgou oficialmente a informação da cassação do diploma do prefeito de Doutor Ulysses/ E detalhes da chuva que impede colheita do milho safrinha no Paraná;

Presos devolvidos ao Paraná ainda não chegaram ao destino
Traficantes chegaram a pousar no Rio, mas foram impedidos de desembarcar. Uma resolução determinou a volta ao presídio de segurança máxima.
(Matéria publicada no Bom Dia Brasil, leia)
Um avião com três passageiros indesejados vindos de Catanduvas, no Paraná, e um grande esquema de segurança montado para a transferência de presos perigosos. Ao chegar ao terminal do aeroporto, a tripulação de policiais descobriu que a noite iria ser bem mais longa do que o planejado. O avião da Polícia Federal pousou no Rio de Janeiro por volta das 20h30 desta terça-feira. Mas os três criminosos condenados não puderam desembarcar. Por ordem do juiz da vara de execuções penais, o avião teve que retornar. Isaías da Costa, Ricardo Chaves e Marco Antônio Firmino cumpriam pena no presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná. Foram para lá em 2007, depois de serem acusados de comandar de dentro da cadeia no Rio de Janeiro ações violentas que aconteceram nas ruas da cidade às vésperas do réveillon de 2006. Na época, ônibus foram queimados, postos policiais, metralhados e dez pessoas morreram. Mesmo assim, a Justiça Federal no Paraná decidiu que os três deveriam ser devolvidos para presídios fluminenses até o fim desta semana. O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, não gostou e recorreu ao Superior Tribunal de Justiça. De acordo com um ofício da vara de execução penal, os três condenados não poderiam ficar no estado do Rio de Janeiro enquanto o recurso não for julgado. “Achei uma decisão desrespeitosa com a população do Rio, que sofreu barbaramente com os atentados provocados sob o comando desses marginais na véspera da minha posse. Nós os mandamos para o presídio de segurança máxima do Paraná. Sem mais nem menos, mandam de volta os três presos? É uma afronta à segurança e tranquilidade da população do Rio de Janeiro. Por isso reagimos”, disse o governador do Rio de Janeiro. Só no fim da noite, em uma operação sigilosa, o governo do estado informou que embarcou os três condenados a bordo de outro avião, que os levou de volta ao Paraná. Durante três horas, o Brasil assistiu à briga jurídica de dois estados que conseguiu deixar três bandidos perigosamente sem destino. No Paraná, nem sinal dos presos - Mas nos aeroportos mais próximos ao presídio de Catanduvas, no Paraná, esse avião não teria descido. Parece até filme de suspense. Equipes do Bom Dia Brasil passaram a noite nos aeroportos próximos ao presídio e nenhum avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi avistado. O assessor de imprensa da secretaria de segurança pública do Paraná disse não ter informações sobre transferência de presos no estado. A Polícia Federal disse o mesmo.

28/07/2009

Kaloré-
Departamento de Educação inicia as aulas com capacitação de seus funcionários

O Departamento Municipal de Educação de Kaloré através da Secretária de Educação Margarete Miranda Constantino, promoveram nesta segunda-feira dia 20/07/09 a Capacitação dos funcionários da Educação com palestrantes do NRE de Apucarana: Professora Maria Lourdes Deneca da equipe de Matemática e a psicóloga Edna Massue Hossaka da equipe de Educação especial falando para os professores e auxiliares administrativos, e também a Nutricionista Daniela Tschmerizja do Departamento de Saúde e Educação do Município que capacitou todas as funcionárias dos serviços gerais: zeladoras e merendeiras das escolas. Depois todos os funcionários foram recepcionados no salão paroquial com um delicioso almoço e sorteio de brindes, onde estiveram presentes as autoridades de Kalore: Prefeito Adnan Luiz Canelo, a primeira dama Tania Canelo, o Presidente da Câmara André Luiz Pereira e demais autoridades e participantes.

Kaloré-
Entrega dos ônibus Escolares no Município


O prefeito de Kaloré, Adnan Luiz Canel,o juntamente com o vice Mauro Labegalini e o Presidente da Câmara de vereadores André Luiz Pereira, a Secretária de Educação Margarete Miranda Constantino, fizeram a entrega dos três ônibus recebidos do Governo Estadual, nesta quarta-feira 22/07/09, no Distrito de Jussiara e no Município. Estiveram presentes os Pais dos alunos que utilizam o transporte. O Prefeito ressaltou a importância do atendimento aos educandos que vem sendo feito com em todos os sentidos de forma especial. " é mais uma conquista para o nosso município, pois lembro que o último veículo adquirido foi no ano de 1986 na administração do ex-prefeito Noel Pedro Ribeiro, e que só agora é que estamos benefciando este sentor com a aquisição desses coletivos; veja que a saúde ganha 02 ônibus, já a educação está sendo beneficiada com a reforma dos antigos e aquisição de mais três, isso tudo é claro com muito esforço e dedicação de nossa equipe de trabalho" ressaltou o Prefeito Adnan Canelo.

Educação Regional Apucarana-

Professores do Programa de Desenvolvimento Educacional realizaram a primeira etapa de capacitação sobre ”Informática Básica
Os assessores pedagógicos da CRTE (Coordenação Regional de Tecnologia na Educação), do Núcleo Regional de Educação de Apucarana, no mês de junho, realizaram a primeira etapa de capacitação sobre ”Informática Básica”, aos 110 professores do Programa de Desenvolvimento Educacional, (PDE), do ano de 2009, vinculados a este orgão. A segunda etapa da capacitação dos professores PDEs 2009 aconteceu no período de 06/07 a 09/07 e abordou a plataforma Moodle e Sacir, com o intuito de capacitar os professores no uso das ferramentas das plataformas.A terceira etapa da capacitação está prevista para o mês de setembro e abordará a construção dos cursos dos professores PDEs 2009 na plataforma Moodle, para que, posteriormente, os professores possam exercer a função de tutores do GTR 2009, compartilhando com os demais professores da Rede Estadual de Ensino as suas produções didático pedagógicas e a sua implementação no âmbito escolar
NOTA DA ORGANIZAÇÃO DO
3º Campeonato Amador Regional de Futebol de Campo do Vale do Ivaí – 2009.
Transapucarana e Juventude Jandaia do Sul, na categoria amador e Lunardelli e Juventude de Jandaia do Sul, na categoria aspirante, começam a decidir o título do 3º Campeonato Amador regional do Vale do ivai 2009. Já foram decididos os locais das partidas:
Campo do Sesi Dia 02/08/2009, - Apucarana
13:30 hrs. Aspirante: Esp. Clube Lunardelli x Juventude de Jandaia do Sul
15:30 hrs. Amador: Transapucarana x Juventude de Jandaia do Sul

Estádio Hermínio Vinholli dia 09/08/2009 - Jandaia do Sul
13:15 hrs. Aspirante: Juventude de Jandaia x Esporte Clube Lunardelli
15:15 hrs. Amador: Juventude de Jandaia x Transapucarana

A equipe do Juventude de Jandaia do Sul, na categoria Amador leva a vantagem de jogar por dois resultados iguais mais prorrogação, já na categoria Aspirante não à vantagem para nenhuma das equipes.
Colaboração organizador AMARILDO DOS SANTOS
"Gleisi Hofmann no quadro “Dia-a-dia da Política”
Nesta terça-feira, 28-07-2009, a Advogada e Presidente Estadual do PT, Gleisi Hofmann, participou da programação da Rádio Nova Era. Os temas principais foram: Pesquisa que aponta o aumento da Violência, protesto das prefeituras do Vale do Ivaí por causa da suposta queda do PFM, e outros assuntos:

Click aqui e ouça a entrevista

O quadro vai ao ar todas as terças-feiras, sempre a partir das 8 da manhã no Programa Show da Manhã do Pinga Fogo e João Valentim, com participação de Ronaldo Senes, o "Berimbau".


Grupo que jogou em bolão ganhou Mega-Sena
O super prêmio de R$ 55,8 milhões foi para um grupo de funcinários de uma lotérica no Rio de Janeiro
A sorte no concurso 1.094 da Mega-Sena foi dividida entre 38 colegas de trabalho de uma lotérica no Rio de Janeiro. Cada apostador receberia R$ 1,4 milhão, mas segundo a Caixa Econômica Federal, os trabalhadores fizeram uma espécie de cota e os prêmios serão entre R$ 137 mil e R$ 6,9 milhão, conforme a cota adquiria. Ainda segundo a CEF, no grupo há funcionários de todos os níveis, desde a faxineira até os diretores. O bolão fez 408 jogos de seis dezenas e os números da aposta vencedora foram escolhidos por uma empregada da área administrativa, que ganha atualmente um salário mínimo. O próximo sorteio da Mega-Sena vai ser realizado na quarta-feira, dia 29, às 20h, em Rio Branco (AC). A estimativa de prêmio é de R$ 25 milhões.

Gripe suína – Já matou 45
O nordeste tem a primeira morte por gripe suína. Trata-se de um estudante de enfermagem de João Pessoa, na Paraíba. O Brasil já registra 46 óbitos. *A Organização Mundial de Saúde afirmou que a pandemia de gripe suína continua sendo moderada e, na grande maioria dos casos, as pessoas infectadas apresentam sintomas leves, semelhantes aos de qualquer outro tipo de gripe. A OMS confirmou 134,503 mil casos da gripe no mundo, dos quais 816 morreram. Os preços dos imóveis residenciais nas 20 principais regiões metropolitanas dos Estados Unidos registraram aumento de 0,5% em maio, na comparação com abril. Trata-se do primeiro aumento desde julho de 2006, segundo o índice Standard & Poor's/Case-Shiller, um dos principais indicadores do mercado imobiliário americano

Ivaiporã-
Carro de Manoel Ribas capota próximo a Ivaiporã deixando jovem ferido
Por volta da meia noite desta segunda-feira para terça, houve um capotamento na Rodovia PR 466, Após o local conhecido como Soripe, saída de Ivaiporã para Manoel Ribas. Um Automóvel marca Fiat, modelo Strada, placa AOQ -1941 de Manoel Ribas, conduzido por RICARDO LEANDRO DUCCA, 25 anos, capotou deixando o condutor com ferimentos considerados graves e sem risco à vida. Ele foi socorrido e levado para o Hospital e Maternidade de Ivaiporã.
Ivaiporã-
Violência Doméstica, rapaz é detido depois de ameaçar amásia com faca
Foi preso em Ivaiporã, o jovem ISMAEL VERNECK DA SILVA, de 22 anos. Ele foi detido depois que a PM foi acionada para comparecer na Rua Getulio Vargas, com a informação de que ele estaria ameaçando com uma faca a amásia. Coma chegada da Polícia, o rapaz havia se evadido, mas foi localizado na rua Durvalina Dias de Jesus. A Faca estava escondida na manga da camisa do rapaz.
Ivaiporã-
Ladrão tira sinal de TV do ar depois de furto de equipamento

Em Ivaiporã, tem uma antena que amplia o Sinal da TV Paranaense que retransmite o SBT. Mas na tarde de ontem, o Responsável pela antena que fica na AVENIDA TANCREDO NEVES, procurou a Polícia, depois de receber reclamações que estava havendo falha no sistema de retransmissão. No local, foi constatado que indivíduos arrombaram a porta de acesso ao local e furtaram um estabilizador. Segundo a Pm, o objeto já foi recuperado abandonado no meio de uma plantação de eucalipto, mas o ladrão ainda não foi identificado.

SP e PR confirmam sete mortes por gripe suína. Total no país chega a 45
Os Estados de Paraná e São Paulo confirmaram mais sete mortes causadas pela gripe suína. A Secretaria de Saúde do Paraná, por exemplo, divulgou informações que subiu para quatro o número de mortes causadas pelo vírus da Influenza A (H1N1) no Paraná. O primeiro caso, já divulgado antes, ocorreu em Jacarezinho. Os outros três são de Curitiba. A identidade dos pacientes não foi divulgada, só informaram que eram homens com 33, 31 e 24 anos. Já em São Paulo, uma mulher de 57 anos e um homem de 37 morreram no município de Osasco. Em São Carlos, a vítima foi uma mulher de 32 anos, e ainda um caso em Mogi-Guaçu, no interior paulista, onde um homem de 58 anos, morreu nesta segunda-feira. Com isso, o Brasil tem 45 mortes por gripe suína. Até a tarde de ontem, a Organização Mundial da Saúde contabilizava que a gripe suína já provocava oitocentas e 16 mortes em todo o mundo. O total de contaminados chegou a 134 mil quinhentos e três. Mas esse número cresce a cada minuto. O Ministério da Saúde voltou a recomendar cautela a profissionais de educação e a estudantes por causa da nova gripe. Em algumas cidades e no Distrito Federal, o reinício das aulas foi adiado para a semana que vem.
Saúde de Felipe Massa
O piloto Felipe Massa já respira sem aparelhos, não recebe mais sedativos e conversa com médicos e familiares. Ele permanece internado no hospital Militar de Budapeste. Segundo Dino Altmann, médico da família que acompanha o caso, o globo ocular de Massa não teve nenhum trauma e o brasileiro se recupera bem.
Brasília- PSDB entra hoje com representação no Conselho de Ética
O PSDB entra hoje com uma representação, no Conselho de Ética, contra o presidente do Senado, José Sarney. Informações divulgadas agora na imprensas nacional, dão conta de que Sarney disse a aliados que todos no Senado contratavam parentes e ele não cometeu nenhum crime. O PMDB promete revidar e apresentar denúncia contra o líder tucano, Arthur Virgílio, que pediu empréstimo a Agaciel Maia, ex-diretor geral do Senado, para pagar despesas de uma viagem da família dele em Paris.
Iretama e Roncador-
M. P. informou na tarde de ontem que ajuizou ação civil pública para interdição dos matadouros de Iretama e Roncador, onde recentemente foram constatadas irregularidades sanitárias
Na tarde desta segunda-feira, 27 de julho de 2009, a Promotoria de Justiça de Iretama informou que desde sexta-feira, dia 24 de julho, está ajuizada uma ação civil pública para interdição dos matadouros de Iretama e Roncador, onde recentemente foram constatadas diversas irregularidades sanitárias, além de crueldade contra os animais e emprego fraudulento de carimbo da fiscalização municipal (quando na realidade não havia nenhuma fiscalização durante os abates). Na ação, na qual também foram requeridos os Municípios de Iretama e Roncador, a Promotoria pede ainda a imposição judicial de que seja implantada efetivamente a fiscalização municipal dessas atividades e que elas sejam retomadas apenas depois de feitas as correções necessárias à proteção da saúde pública e do meio ambiente. A ação é assinada pelo promotor de
Justiça André Del Grossi Assumpção.

Aeronave não tripulada vai auxiliar trabalho da Força Alfa na fronteira
A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira (27), em São Miguel do Iguaçu, Oeste do estado, a avaliação técnica inicial do Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant). A aeronave de observação tem autonomia de 37 horas de voo e pode fotografar ou filmar com nitidez pessoas ou objetos no solo de uma altura de 30 mil pés. “O Vant atuará na segurança da região fronteiriça, que é uma região bastante problemática. Já existe um trabalho conjunto das forças públicas estaduais e federais para coibir os crimes comuns na região fronteiriça”, destacou o tenente Rodrigo Sasso que no ato representou o comandante-geral da Companhia Independente Força Alfa, major Roberto Sampaio.
Osmar dias quer aprovar PEC que resolve a crise das prefeituras
O líder do PDT no Senado Federal, Osmar Dias, quer a aprovação urgente da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de sua autoria que destina aos municípios 10% de todas as contribuições sociais arrecadadas pela União. A PEC está na pauta do Senado pronta para ser votada, após já ter sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Casa e representará um aporte de recursos da ordem de R$ 18 bilhões às prefeituras e aos governos estaduais. “A PEC 50/05, que tramita há quatro anos, já passou por todas as comissões e está pronta para ser votada para colocar um fim na política do pires na mão, que tanto penaliza os prefeitos. Em abril passado, o governo federal promoveu o repasse de R$ 51 bilhões aos municípios para fazer frente à crise financeira. Foi uma medida emergencial e necessária, mas para resolver esta questão de forma definitiva é preciso a aprovação da PEC 50/05”, afirmou o Senador. Prefeitos do Paraná gostaram da Postura de Osmar. No Vale do Ivaí, a AMUVI, com 26 municipios, fecha as prefeituras na quarta-feira. Já na Região Central do Estado, a AMOCENTO – comandada por Valentim Darcin, de Manoel Ribas, deve tomar a mesma decisão hoje, após reunião marcada para esta terça-feira.


Atitude da AMUVI de Fechar Prefeituras ganha destaque nacional


(Foto da reunião da Amuvi de sexta-feira 24, com a participação do Senador Alvaro Dias)

Nesta manhã de terça-feira, o Prefeito Mauricio Bueno, de Cruzmaltina, foi entrevistado pelo Jornalista Heródoto Barbeiro, da Rede Nacional CBN. Na entrevista em rede Nacional o Jornalista destacou a crise vivida pelas prefeituras de pequenas cidades, que dependem do FPM e tiveram o recurso reduzido em 2009. Mauricio Bueno, que preside a AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, destacou principalmente que a luta dos Prefeitos, é em prol da População. “Se concordamos com essa queda brusca, estamos concordando com menos saúde, menos transporte escolar, enfim, menos prestação de serviço para a população que na hora da dificuldade bate a porta do prefeito, e não do Presidente ou do Governador”, finalizou Bueno.

Começa nova campanha de recadastramento de armas
Quem quiser pode apresentar os documentos até o dia 31 de dezembro em lojas especializadas ou pela internet para evitar processo por posse ilegal.
Foi lançada nesta segunda a terceira edição da Campanha Nacional de Recadastramento de Armas. Quem tem alguma em casa precisa apresentar os documentos da arma em lojas especializadas ou pela internet para evitar um processo por posse ilegal. O prazo termina no dia 31 de dezembro. Em quatro anos, a Polícia Federal recadastrou mais de um milhão de armas. Outras 500 mil foram entregues em troca de indenizações pagas pelo governo.

MANCHETES DO INFORMATIVO NOVA ERA
(De segunda a sexta-feira das 11:30 até as 13:00 horas pela Radio Nova Era – (www.radionovaera.com.br)
Protesto da AMUVI – Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, que decidiu fechar prefeituras por causa da queda no FPM, ganha destaque Nacional. Hoje Prefeito Mauricio Bueno de Cruzmaltina passou a manhã concedendo entrevistas. No Show da Manhã, Valentim Darcin de Manoel, que comanda a AMOCENTRO, disse que na região Central prefeituras também fecham as portas nestas quarta-feira;


Dra. Luzia de Souza, chefe do INSS de Ivaiporã, responde perguntas hoje no quadro “PREVIDÊNCIA SOCIAL, SEUS DIREITOS E SEUS DEVERES”. Em uma das questões, uma senhora de 51 anos, que já contribuiu 15 anos com a previdência, quer saber se ela precisa continuar pagando até completar a idade para se aposentar;


E no quadro DIA-A-DIA DA POLÍTICA, com Gleisi Hofmann, Presidente Estadual do PT, ela comenta sobre vários assuntos, entre eles: Protesto das Prefeituras, e a uma pesquisa que mostra o alto índice de violência em cidades do Paraná;


A gripe Suína já Matou 45 pessoas no Brasil. No Paraná são 4 mortes e vários casos suspeitos da doença. Em alguns municípios da Região, com MARUMBI, no Vale do Ivaí, Prefeitos resolveram sair as ruas para conscientizar a população;


VOCÊ AINDA FICA SABENDO: Chuva continua trazendo preocupação para produtores rurais/Osmar dias quer aprovar PEC que resolve a crise das prefeituras/ Em Iretama e Roncador, Ministério Público ajuizou ação civil pública para interdição de matadouros que recentemente foram acusados de cometer irregularidades sanitárias

27/07/2009

Gripe suína já tem 44 mortos
A Secretaria da Saúde de Osasco, na Grade São Paulo, confirmou mais duas mortes pela gripe suína no município. As vítimas são uma mulher de 57 anos e um homem de 37. Os dois foram atendidos na rede municipal e morreram em 19 de julho. Com as confirmações, Osasco registra cinco mortes em decorrência da doença. Mais cedo, a Secretaria de Saúde de Mogi-Guaçu, no interior paulista, informou a morte de um homem de 58 anos, vítima de gripe suína. No estado, foram confirmadas até agora 19 mortes pela doença. A Secretaria de Saúde do Paraná registrou três mortes por gripe suína em Curitiba. Os pacientes eram homens. Com isso, subiu para 4 o número de óbitos no estado. No Rio de Janeiro, foi anunciada a morte de uma grávida de cinco meses em Niterói com suspeita da doença. Ao todo, o Brasil tem 44 mortes por gripe suína. A Organização Mundial da Saúde confirmou nesta segunda-feira que a gripe suína já provocou oitocentas e 16 mortes em todo o mundo. O total de contaminados chegou a 134 mil quinhentos e três.
Estado de Felipe Massa
O piloto Felipe Massa permanece no hospital militar de Budapeste. Segundo a equipe médica responsável pelo brasileiro, ele respira normalmente e já faz perguntas e responde a questionamentos também. Não há comprometimento da visão esquerda do piloto, confirmou o médico pessoal de Massa, Dino Altman. Segundo ele, a alta médica depende da evolução.
Gripe suína já tem 44 mortos
A Secretaria da Saúde de Osasco, na Grade São Paulo, confirmou mais duas mortes pela gripe suína no município. As vítimas são uma mulher de 57 anos e um homem de 37. Os dois foram atendidos na rede municipal e morreram em 19 de julho. Com as confirmações, Osasco registra cinco mortes em decorrência da doença. Mais cedo, a Secretaria de Saúde de Mogi-Guaçu, no interior paulista, informou a morte de um homem de 58 anos, vítima de gripe suína. No estado, foram confirmadas até agora 19 mortes pela doença. A Secretaria de Saúde do Paraná registrou três mortes por gripe suína em Curitiba. Os pacientes eram homens. Com isso, subiu para 4 o número de óbitos no estado. No Rio de Janeiro, foi anunciada a morte de uma grávida de cinco meses em Niterói com suspeita da doença. Ao todo, o Brasil tem 44 mortes por gripe suína. A Organização Mundial da Saúde confirmou nesta segunda-feira que a gripe suína já provocou oitocentas e 16 mortes em todo o mundo. O total de contaminados chegou a 134 mil quinhentos e três.
Estado de Felipe Massa
O piloto Felipe Massa permanece no hospital militar de Budapeste. Segundo a equipe médica responsável pelo brasileiro, ele respira normalmente e já faz perguntas e responde a questionamentos também. Não há comprometimento da visão esquerda do piloto, confirmou o médico pessoal de Massa, Dino Altman. Segundo ele, a alta médica depende da evolução.
Assalto em Jardim Alegre-
Três assaltantes invadiram uma casa em Jardim Alegre e praticaram um roubo
Os bandidos agiram no Sitio São Benedito na Água do Jacu, zona Rural de Jardim Alegre. O agricultor João Batista da Costa contou que por volta meia noite de sábado para domingo, um rapaz bateu em sua porta e se identificando como se fosse um sobrinho dele de nome João. Ao abrir a posta, a vítima foi surpreendido por três homens que o agrediram vindo. “Eu fiquei desacordado e enquanto isso os assaltantes entraram na casa, reviraram tudo e saíram levando a quantia de R$250,00 e empreenderam fuga” disse o agricultor JOÃO BATISTA DA COSTA.

Carro de Ivaiporã e apreendido pelo Posto Rodoviário de Graciosa no Paraná
O Posto da Polícia Rodoviária de Graciosa no Paraná divulgou nota informando que às 13:30 horas deste domingo, a equipe de serviço do PPRv Graciosa foi informado via fone pela Sala de Radio 1º Cia, de que recebeu uma informação via fone de um usuário, que havia um automóvel de cor branca na Rodovia PR 415, em estado de abandono, que a equipe de serviço se deslocou ao local onde constatou que se tratava do automóvel VW Ford Versailles 2.0 GL, placas BXE-7165, da cidade de Ivaiporã – PR, Chassi 9BFZZZ33ZRP039704, que no local também foi constatado que o veículo estava sobre a pista de rolamento na faixa da direita, deixando a via em meia pista, e com as portas e porta malas abertos, pneu frente lado direito e traseiro lado direito furados, e não foi encontrado nenhum documento. Algumas pessoas residentes próximas informaram que o veículo estava naquele local desde manhã. Na delegacia não compareceu nenhuma pessoa se responsabilizando pelo veículo. Os dados do carro foram consultados no Sistema de Controle Operacional PMPR, e não foi constando queixa de furto. O Versalhes foi removido ao pátio deste PRv-Graciosa onde se encontra apreendido até que o fato seja esclarecido.

Jardim Alegre-
Acidente resultou em veículo apreendido
Em Jardim Alegre na Rua Santos um acidente terminou com uma ocorrência de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A PM informou que havia um atropelamento na Rua Santos em frente ao numeral 171. A equipe foi até ao local e constatou que era uma colisão entre um veículo Ford Ranger conduzido por Edílson Pini Inácio, e uma motocicleta placa AHZ 2464, em que o condutor evadiu-se do local. Ao verificar a moto, constataram que o chassi estava “pinado”, e a placa sem tarjeta do município de origem, alem de ser a tal placa de uma CG cor Azul de Araucária. Ao final da ocorrência, a motocicleta foi apreendida. O condutor não foi localizado
Recadastramento de armas de fogo começa nesta segunda
Representantes da Polícia Federal, da Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições (Aniam) e da Associação Movimento Viva Brasil vaão apresentar nesta segunda (27) a nova campanha de recadastramento de armas de fogo. Os proprietários de armas compradas legalmente têm até 31 de dezembro para renovar ou registrar o armamento. Quem não fizer o recadastramento estará incorrendo em crime de porte ilegal de armas, podendo ser processado e, se condenado, preso de um e três anos. O processo de recadastramento é simples e gratuito. O dono da arma tem que apresentar original e cópia, ou cópia autenticada, da cédula de identidade, do CPF, do comprovante de residência e do formulário Sinarm (Sistema Nacional de Registro de Armas), que pode ser obtido em qualquer unidade da PF ou no site da instituição. Quem possui arma ainda não registrada, deverá apresentar o original e a cópia autenticada da nota fiscal de compra do armamento ou documento que comprove a sua origem. Quem tem uma arma já registrada deverá levar o original e a cópia autenticada do certificado de registro da arma de fogo, emitido pelo órgão estadual competente, ou então a cópia do boletim de ocorrência comprovando a perda do certificado. Também é possível entregar à PF armas de qualquer calibre e procedência, sejam elas registradas ou não. Dependendo do modelo, o proprietário vai receber uma indenização que varia entre R$ 100,00 e R$ 300,00. Segundo as autoridades, nem a origem do armamento, nem seu portador, será investigado. Diferentemente da regularização, não há prazo limite para a entrega voluntária. Esta será a segunda etapa de recadastramento desde a aprovação do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826), em 2003. Segundo a PF, na primeira Campanha do Desarmamento, realizada entre 2003 e 2005, 446,8 mil armas foram entregues em todo o Brasil. Cerca de R$ 57,2 milhões foram pagos a título de indenizações. Segundo a Aniam, estima-se que existam cerca de 14 milhões de armas em mãos de particulares. E, segundo a PF, pelo menos 4,5 milhões ainda têm que ser recadastradas

CARREGANDO MAIS POSTAGENS...